Poderá a fuga vingar em nova chegada em alto no Giro d’Italia?
Disputa-se hoje a oitava etapa do Giro d’Italia que nos promete um enorme espetáculo na luta pela etapa e o top10 da geral. Várias equipas pretende pôr algum dos seus ciclistas, que estão bem colocados na geral, na fuga do dia para que conseguiam lutar pela etapa e subir lugares na geral. A UAE Team Emirates pode querer perder a camisola rosa, mas poderemos ver equipas a não quererem que isso aconteça.
Perfil
A oitava etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 152km entre Spoleto e Prati Di Tivo. O dia contará com três sprints intermédios, uma contagem de terceira categoria, uma contagem de segunda categoria e uma contagem de primeira categoria. A etapa é uma autêntico sobe e desce e promete ser atacada de início ao fim com vários ciclistas a tentarem integrar a fuga do dia.
Mesmo assim, o momento decisivo da corrida deverá ser na subida final, a Prati Di Tivo, com 14.6km a 7%. Tanto no pelotão como na fuga do dia, o ritmo deverá ser elevado e vários ataques poderão acontecer. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) parte como principal favorito para a etapa 8 do Giro d’Italia. Storer está num bom momento de forma. O australiano disse que o seu principal objetivo era caçar etapas neste Giro e pode ter aqui uma boa chance para entrar na fuga e voltar às vitórias em grandes voltas.
Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) e Einer Rubio (Movistar Team) são os maiores adversários de Michael Storer. Vansevenant e Rubio também se mostraram muito bem neste Giro. Ambos estão a mais de 5:00 na geral e poderão ter uma oportunidade para entrar na fuga do dia e poderem lutar por uma vitória de etapa.
Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) tem se mostrado no seu melhor nível. O italiano é 10º na geral, mas se a UAE Team Emirates pretender perder a Maglia Rosa, pode muito bem entrar na fuga do dia para subir lugares na geral e lutar pela etapa. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) parece estar a subir de forma. O neerlandês perdeu tempo importantes nas primeiras etapas e poderá tentar ir para a fuga para tentar subir posições na geral. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) pode querer dar a Maglia Rosa, mas se o pelotão comandar a corrida na subida final, o esloveno passa a ser o principal favorito.
Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) e Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) também já perderam tempo importante. Ambos são ciclistas que entram bem em fugas e poderão muito bem fazê-lo para recuperar posições na geral. Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) e Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) têm mostrado estar com boas pernas. Ambos não deverão ter liberdade para entrar na fuga, mas se o pelotão for quem lutar pela etapa, podem muito bem terminar entre os 3 primeiros.
Nota ainda para Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) e Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek) que também podem integrar a fuga do dia e para Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) que podem terminar entre os 5 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Michael Storer
⭐⭐⭐⭐ Mauri Vansevenant e Einer Rubio
⭐⭐⭐ Lorenzo Fortunato, Thymen Arensman e Tadej Pogacar
⭐⭐ Romain Bardet, Esteban Chaves, Daniel Martinez e Ben O’Connor
⭐ Filippo Zana, Juan Pedro Lopez, Geraint Thomas, Cian Uijtdebroeks, Alexey Lutsenko e Antonio Tiberi
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h15.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency