Será Thalita De Jong capaz de voltar aos triunfos na etapa 1 da Itzulia Women?
Após a La Vuelta Femenina, o calendário World Tour femenino segue em frente e traz nos nova prova por terras espanholas. Começa hoje a 3ª edição da Itzulia Women que pelo terceiro ano faz parte do calendário World Tour. O peltoão é de luxo e promete protagonizar um grande espetáculo na luta pelas etapas e geral. Em 2023, a vitória sorriu a Marlen Reusser (Team SD Worx) que estará presente para defender o seu título.
Perfil
A primeira etapa da Itzulia Women apresenta um percurso de 140km entre Vitoria-Gasteiz e Elgoibar. O dia contará com duas contagens de terceira categoria, uma contagem de segunda categoria e dois sprints intermédios. As duas primeiras subidas do dia são as mais duras, mas estão longe da meta e isso poderá ajudar as velocistas presentes a manterem-se no grupo principal.
A 27km do fim, as ciclistas entram na última subida do dia, a Itziar, com 7.1km a 2.8%, alguns ataques poderão acontecer, mas mesmo assim as velocistas têm uma grande chance de conseguirem seguir no grupo. Poderemos ter uma chegada ao sprint num pequeno grupo ou uma ciclista a cruzar a meta em solitário.
Favoritas
Thalita De Jong (Lotto Dstny) parte como principal favorita para a primeira etapa da Itzulia Women. De Jong está andar muito bem esta temporada. Para além de já ter conseguido grandes resultados, a neerlandesa está muito consistente e quem sabe se não consegue regressar às vitórias no dia de hoje.
Arlenis Sierra (Movistar Team) e Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) são as maiores adversárias de Thalita De Jong. Sierra parece estar num bom momento de forma. A cubana já mostrou ser capaz de passar este tipo de dificuldades e tem aqui uma boa etapa para tentar estrear-se a vencer este ano. Vas tem mostrado uma ótima ponta final este ano. A húngara já lutou por jornadas deste estilo, mas algumas equipas poderão acelerar para que esta passe dificuldades.
Mischa Bredewold e Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) são mais duas armas da equipa neerlandesa. Ambas são ciclistas que têm capacidade para mexer na corrida e vencer isoladas, e podem ter liberdade para o fazerem no dia de hoje. Jade Wiel (FDJ – Suez) bem de um bom momento das clássicas em Morbihan. A francesa tem uma boa ponta final e é bem capaz de estar na luta pelo pódio numa chegada ao sprint.
Francesa Barale (Team DSM-Firmenich PostNL) tem uma bela jornada para as suas características e pode muito bem estar na luta pelo pódio. Tamara Dronova (Roland) e Agnieszka Skalniak-Sójka (Canyon//SRAM Racing) procuram regressar aos bons resultados e tem aqui uma boa etapa para o fazerem. Olivia Baril (Movistar Team) também pode lutar pelo pódio ao sprint, mas se Sierra estiver no grupo e é bem capaz de ter o papel de lançadora.
Nota ainda para Arianna Fidanza (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Caroline Andersson (Team Jayco – AlUla), Elena Pirrone (Roland), Victorie Guilman (St Michel-Mavic-Auber93) e Hannah Ludwig (Cofidis) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Thalita De Jong
⭐⭐⭐⭐ Arlenis Sierra e Blanka Vas
⭐⭐⭐ Mischa Bredewold, Marlen Reusser e Jade Wiel
⭐⭐ Francesa Barale, Tamara Dronova, Agnieszka Skalniak-Sójka e Olivia Baril
⭐ Arianna Fidanza, Caroline Andersson, Elena Pirrone, Victorie Guilman e Hannah Ludwig
Presença Portuguesa
Daniela Campos é a única ciclista portuguesa presente e estará com o dorsal #154.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php) a partir das 11:30.
Foto de Capa: SprintCyclingAgency