Jonathan Milan à espreita do “bis” na etapa 5 do Giro d’Italia!
Disputa-se hoje a quinta etapa do Giro d’Italia que nos promete mais uma fantástica batalha entre os sprinters pela vitória. A Lidl – Trek, a Team Visma | Lease a Bike, a Soudal Quick-Step e a Alpecin – Deceuninck são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida e a vantagem dos fugitivos do dia para que os seus sprinters consigam lutar pela etapa.
Perfil
A quinta etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 178km entre Genova e Lucca. O dia contará com uma contagem de terceira categoria, uma contagem de quarta categoria e três sprints intermédios. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. As equipas deverão querer poupar-se para a etapa de gravilha na quinta-feira, mas mesmo assim, alguns sprinters poderão passar dificuldades na fase inicial da corrida que tem alguma dureza.
A 24.3km do fim, os ciclistas entram na última subida do dia, o Montemagno, com 3km a 4.3%. Algumas equipas poderão acelerar para tentar eliminar alguns sprinters, mas não será fácil que isso aconteça. Como tivemos nas últimas duas etapas, espera-nos mais uma chegada ao sprint num pelotão praticamente compacto.
Favoritos
Jonathan Milan (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a etapa 5 do Giro d’Italia. Milan mostrou uma potência absurda nas duas etapas para sprinters deste Giro. O italiano está num excelente momento de forma e tem aqui nova chance para vencer e aumentar a liderança da classificação por pontos.
Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) são os maiores adversários de Milan. Kooij está a andar bem, mas não teve muita sorte nas últimas duas etapas por ter sido fechado duas vezes. Mesmo assim, o neerlandês conseguiu bons resultados e pode ser hoje que se estreia a vencer em grandes voltas. Merlier também está num grande momento. O belga perdeu pontos importantes para Milan na classificação por pontos, mas tem aqui uma ótima etapa para recuperar.
Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) parece estar de volta ao seu melhor nível. O australiano tem uma jornada ao seu estilo e pode estar na luta pela vitória. Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) também se mostrou muito bem na etapa 4. O alemão também passa este tipo de dificuldades e é bem capaz de conseguir mais um excelente resultado. Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL) pode ter chance para sprinter no dia de hoje e quem sabe se não consegue estar na luta por um lugar do pódio.
Laurence Pithie (Groupama – FDJ) tem ficado muito cedo exposto nos kms finais. O neozelandês ainda tem muito que evoluir, mas não pode ser descartado da luta pelo top5. Fernando Gaviria (Movistar Team) pode passar mal nas dificuldades do dia. Mesmo assim, o colombiano fez top nos dois últimos dias e pode conseguir o seu melhor resultado no dia de hoje. Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) e Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) não tem tido o Giro que gostariam, mas ambos têm aqui uma boa chance para se redimirem e voltarem aos grandes resultados.
Nota ainda para Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL), Ethan Vernon (Israel – Premier Tech), Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe), Madis Mihkels (Intermarché – Wanty) e Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonathan Milan
⭐⭐⭐⭐ Olav Kooij e Tim Merlier
⭐⭐⭐ Kaden Groves, Phil Bauhaus e Tobias Lund Andresen
⭐⭐ Laurence Pithie, Fernando Gaviria, Alberto Dainese e Caleb Ewan
⭐ Fabio Jakobsen, Ethan Vernon, Danny Van Poppel, Madis Mihkels e Max Kanter
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h30.
Foto de Capa: Giro d’Italia