Santuario di Oropa para levar Tadej Pogacar à sua primeira Maglia Rosa no Giro d’Italia!
Após um começo emocionante do Giro d’Italia, a corrida segue para o seu primeiro final em alto à segunda etapa da corrida. O Santuario di Oropa, que já coroou Marco Pantani ou Tom Dumoulin, será o palco de uma chegada que volta a prometer muito. Espera-se por isso uma batalha entre os candidatos à classificação geral, mas Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) é o claro favorito. A vitória pode dar ao esloveno a Maglia Rosa, já que Jhonatan Narvaez não tem um final ao seu estilo.
Perfil
A etapa 2 do Giro d’Italia conta com um percurso de 161km entre San Francesco al Campo e o Santuario di Oropa. A primeira metade da jornada será plana e, à partida, sem grande história. As principais disputas estão reservadas para os últimos 70km, onde estão colocados os três sprints intermédios, as duas terceiras categorias de Oasi Zegna e Nelva, e a primeira categoria do Santuario di Oropa, coincidente com a chegada.
Os principais favoritos à geral deverão reservar as suas forças para a subida final. Com 11,8km a 6,2%, o Santuario di Oropa será decisivo, num final em que os principais favoritos se quererão mostrar a bom nível. Há a oportunidade de uma fuga levar a melhor, mas as principais equipas não deverão querer deixar fugir a chance no fim de semana de abertura.
Favoritos
Sem grandes dúvidas, Tadej Pogacar é o grande favorito à vitória. O esloveno está uns furos acima da concorrência, e é capaz de fazer a diferença com um ataque. Poucos são capazes de seguir as suas arrancadas e o seu ritmo, e isso deverá ser decisivo. Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) é o maior adversário de Pogacar. O britânico conta com um vasto currículo, e pode hoje aproveitar para ganhar algum tempo aos adversários. Ben o’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale Team) é também um forte candidato ao pódio do dia. O australiano está a subir bem, e tem uma boa chance de se mostrar em forma neste começo de corrida.
Antonio Tiberi chegou a este Giro d’Italia em grande forma. O italiano da Bahrain Victorious está finalmente a confirmar o seu potencial e tem um final que lhe assenta que nem uma luva. Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) mostrou-se bem no primeiro dia de corrida. O belga é um excelente trepador, e tem todas as armas para fechar o dia nos cinco melhores. Daniel Martinez (BORA – hansgrohe) chegou a este Giro com muitas dúvidas nos seus ombros. O colombiano estava abaixo do nível que já mostrou ter, mas fez uma boa primeira etapa. Espera-se por isso que hoje possa estar com os melhores e discutir as primeiras posições.
Mauri Vansevenant será a principal carta da Soudal Quick-Step. O belga está em boa forma e tem um final onde se pode mostrar. Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) está também num bom momento e pode atacar para tentar ganhar algum tempo. Edward Dunbar (Team Jayco – AlUla) chegou ao Giro também com algumas dúvidas, mas parece estar de volta à boa forma. O irlandês é um dos candidatos a fechar no top10 do dia. Einer Rubio tem finalmente a chance de liderar a Movistar Team. O colombiano deverá querer mostrar-se bem, e por isso nada melhor que fazê-lo no primeiro final em alto.
Romain Bardet (Team dsm-firmenich PostNL) teve ontem um dia menos bom, num terreno que o favorecia. O francês terá de dar já hoje uma resposta se quiser manter-se na luta pelo Giro. Nota ainda para Esteban Chaves (EF Education – EasyPost), Juan Pedro Lopes (Lidl – Trek), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) e Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike), todos candidatos a terminar entre os primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Geraint Thomas e Ben o’Connor
⭐⭐⭐ Antonio Tiberi, Cian Uijtdebroeks e Daniel Martinez
⭐⭐ Mauri Vansevenant, Alexey Lutsenko, Edward Dunbar e Einer Rubio
⭐ Romain Bardet, Esteban Chaves, Juan Pedro Lopez, Damiano Caruso, Lorenzo Fortunato e Attila Valter
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h45.
Foto de Capa: SprintCyclingAgency