Será Demi Vollering capaz de fechar a La Vuelta Femenina com a chave de ouro?

Após um final explosivo dominado por Marianne Vos (Visma | Lease a Bike), a La Vuelta Femenina segue para a sua jornada final, um dia de montanha na Serra Madrilenha. O dia será de decisões para a classificação geral e esperam-se muitos ataques à Team SD Worx – Protime. Demi Vollering parte com 52s de vantagem sobre Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), mas não terá pela frente uma tarefa fácil. Irá a neerlandesa conseguir vingar a derrota de 2023 e fechar a corrida com novo triunfo?

Perfil

A etapa final da La Vuelta Femenina conta com uma curta jornada de 89km. Apesar da distância reduzida, desengane-se quem espera facilidades. O pelotão enfrentará mais de 2000m de desnível positivo acumulado, com as subidas ao Puerto de la Morcuera e a Valdesqui, duas duríssimas primeiras categorias. A subida ao Puerto de la Morcuera, com 9,1km a 6,8% terá o seu topo a 33km do fim. A descida levará o pelotão ao sprint intermédio bonificado, em Rascafria, a 19km da meta. A partir daí, o pelotão subirá a Valdesqui, com 12,8km a 4,8%. Para a baixa pendente muito contam os 3 últimos kms praticamente planos, e os primeiros 3 em relativo falso plano.

As decisões deverão acontecer na subida final, mas quem estiver a passar um mau dia vai sentir muitas dificuldades na Morcuera. Caso alguma equipa queira preparar uma emboscada à líder, a Morcuera será também o lugar ideal.

Perfil da última etapa da La Vuelta Femenina
Perfil da última etapa da La Vuelta Femenina

Favoritas

Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a etapa final da La Vuelta Femenina. Vollering está em excelente forma. A neerlandesa tem como principal objetivo segurar a camisola vermelha e de certeza que vai mexer na corrida para conquistar mais uma etapa na grande volta espanhola.

Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e Evita Muzic (FDJ – Suez) são as maiores adversárias de Demi Vollering. Longo Borghini tem aqui um melhor dia para as suas características. A italiana está a 52s da liderança e é bem capaz de mexer na corrida para tentar recuperar, mas não será uma tarefa fácil. Muzic está num grande momento. A francesa está a correr sem pressão, depois da vitória na etapa 6, e tem aqui uma última chance para conseguir mais um fantástico resultado.

Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) tem aqui uma boa jornada para as suas características. A francesa terá de mexer para tentar ganhar segundos a Riejanne Markus e entrar no pódio da geral. Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) está na melhor forma da sua carreira. A neerlandesa está longe do pódio da geral, mas é bem capaz de conseguir mais um grande resultado. Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing) também tem uma boa etapa para as suas características. A alemã parece estar cada vez melhor e é bem capaz de subir posições na geral.

Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) vai ter um dia difícil pela frente. A neerlandesa pretende segurar o seu terceiro lugar na geral, mas vai de ter de seguir as movimentações das suas principais adversárias. Kim Cadzow (EF Education – Cannondale) está a subir muito bem. Depois de ter perdido tempo nos echelons, a neozelandesa poderá mexer na corrida para tentar subir ao top10 final da classificação geral.

Kristen Faulkner (EF Education – Cannondale) está de volta ao seu melhor nível. Mesmo assim, a americana tem mostrado alguma dificuldade na montanha, mas de certeza que vai dar tudo para manter-se no top10 da geral. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) parece estar a subir de nível. A neozelandesa é bem capaz de estar ao serviço de Vollering, mas pode mesmo assim conseguir lutar por um lugar do top5.

Nota ainda para Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck), Thalita De Jong (Lotto Dstny), Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team), Ingvild Gaskjenn (Liv AlUla Jayco) e Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) que podem terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini e Evita Muzic
⭐⭐⭐ Juliette Labous, Yara Kastelijn e Ricarda Bauernfeind
⭐⭐ Riejanne Markus, Kim Cadzow, Kristen Faulkner e Niamh Fisher-Black
⭐ Pauliena Rooijakkers, Thalita De Jong, Sarah Gigante, Ingvild Gaskjenn e Marlen Reusser

Presença Portuguesa

Daniela Campos é a única ciclista portuguesa presente na La Vuelta Femenina, pela Eneicat – CM Team, com o dorsal #173.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/livestream.php).

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock