Poderá Demi Vollering vencer batalha de titãs na etapa 5 da La Vuelta Femenina?
Disputa-se hoje a quinta etapa da La Vuelta Femenina que nos promete uma fantástica batalha entre as favoritas pela etapa. A Team SD Worx-Protime, a Canyon//SRAM Racing e a Lidl – Trek são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para que as suas líderes consigam vingar. Demi Vollering, Kasia Niewiadoma e Elisa Longo Borghini são os destaques da corrida! Qual delas levará a melhor na primeira chegada em alto da grande volta espanhola?
Perfil
A quinta etapa da La Vuelta Femenina apresenta um percurso de 113.9km entre Huesca e Jaca. O dia contará com um sprint intermédios e duas contagens de segunda categoria. A primeira subida do dia, o Alto del Monasterio de San Juan de la Peña, com 18.5km a 3%, deverá marcar as pernas das ciclistas e o pelotão é capaz de perder bastantes unidades.
O momento decisivo na corrida deverá ser na subida final o Alto del Fuerte Rapitán, com 3.4km a 7.9%. O ritmo promete ser elevado e vários ataques poderão acontecer. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.
Favoritas
Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a etapa 5 da La Vuelta Femenina. Vollering ainda não se mostrou no seu melhor este ano, apesar de ter conseguido bons resultados. A neerlandesa ainda não venceu e tem aqui uma boa chance para o fazer, numa subida final que é ao seu estilo.
Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) e Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) são as maiores adversárias de Demi Vollering. Niewiadoma está em excelente forma e mais motivada do que nunca. A polaca dá-se bem neste tipo de subidas e pode muito bem conquistar a sua segunda vitória da temporada no dia de hoje. Borghini não tem propriamente uma subida ao seu estilo, mas é uma ciclista que sabe impor ritmo. Mesmo assim, a italiana encontra-se num grande momento de forma e pode ser a mais forte no final do dia.
Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) é mais uma arma da equipa neerlandesa para o dia de hoje. A neozelandesa pode estar ao serviço de Vollering, mas também pode ser uma aposta da SD Worx para mexer mais cedo na subida para tentar vencer ou obrigar as outras adversárias a trabalhar. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) está bastante consistente este ano. A francesa não é uma ciclista explosiva, mas sabe impor ritmo e pode usar isto para conseguir um bom resultado na subida final.
Evita Muzic (FDJ – Suez) perdeu tempo na etapa 4 devido aos echelons. A subida final é ao seu estilo e quem sabe se não tenta mexer para tentar vencer uma etapa. Gaia Realini (Lidl – Trek) também perdeu tempo na etapa anterior. A italiana é bem capaz de ser a gregária de luxo de Borghini, mas mesmo assim, pode conseguir um belo resultado no dia de hoje. Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) parece estar a entrar em pico de forma. A neerlandesa é uma ciclista que não gosta de ir ao choque e, que mesmo impondo o seu ritmo, é capaz de lutar por um lugar do top5.
Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing) também se dá bem neste tipo de subidas. A alemã vai ser a gregária de luxo de Niewiadoma e poderá acelerar para tentar partir a corrida. Kristen Faulkner (EF Education – Cannondale) tem se mostrado no seu melhor neste regresso à equipa americana. Faulkner está sem pressão, depois de ter vencido a etapa 4, e tem aqui uma boa oportunidade para conseguir mais um excelente resultado.
Nota ainda para Liane Lippert (Movistar Team), Erica Magnaldi (UAE Team ADQ), Pauliena Rooijakkers (FDJ-Suez), Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) e Kim Cadzow (EF Education – Cannondale) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Kasia Niewiadoma e Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐ Niamh Fisher-Black, Juliette Labous e Evita Muzic
⭐⭐ Gaia Realini, Riejanne Markus, Ricarda Bauernfeind e Kristen Faulkner
⭐ Liane Lippert, Erica Magnaldi, Pauliena Rooijakkers, Mavi Garcia e Kim Cadzow
Presença Portuguesa
Daniela Campos é a única ciclista portuguesa presente na La Vuelta Femenina, pela Eneicat – CM Team, com o dorsal #173.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2, a partir das 14h30.
Foto de Capa: Getty Images