Viking à procura de conquistar as ruas de Huy na La Flèche Wallonne!

Hoje é dia de La Flèche Wallonne, a segunda clássica do trio das Ardenas! Como habitual, a clássica belga surge a meio da semana das Ardenas e quatro dias antes da Liège-Bastogne-Liège. A corrida conta com um pelotão de luxo com alguns dos principais nomes do pelotão que nos promete um grande espetáculo no mítico Mur de Huy. Em 2023, a vitória sorriu a Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) que não estará presente para defender o seu título.

Perfil

A 88ª edição da La Flèche Wallonne apresenta um percurso de 198km entre Charleroi e Huy. O dia contará com 9 muros. Nesta edição da clássica belga, temos uma mudança importante. O Côte de Cherave, que se era percorrido e marcava as pernas dos ciclistas antes da chegada ao Mur de Huy, foi retirado do percurso. Os ciclistas iram passar mais uma vez no Mur de Huy, com 1.3km a 9.7%, e o forte ritmo terá de aparecer mais cedo.

O Côte d’Ereffe, com 2.2km a 5.4%, está mais próximo do Mur de Huy, e o ritmo neste muro também poderá ser mais alto para que a corrida possa partir. Na subida final ao Mur de Huy, deverá ser onde o principal espetáculo deverá acontecer e os favoritos terão de entrar bem posicionados na subida para que possam lutar pela vitória. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Perfil da La Flèche Wallonne
Perfil da La Flèche Wallonne

Favoritos

Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a La Flèche Wallone. O campeão dinamarquês começou muito bem a temporada e tem se mostrado bastante consistente. Skjelmose tem uma subida perfeita para as suas características, e depois de ter sido segundo em 2023, é bem capaz de ser o mais forte no dia de hoje.

Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) e Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) são os maiores adversários de Skjelmose. Teuns venceu a La Flèche Wallone em 2022. O belga parece estar de regresso ao seu melhor nível e tem aqui uma boa chance para vencer novamente. Vlasov só participou uma vez na clássica belga e foi 3º. O Mur de Huy é perfeito para as características do ciclista da Bora – Hansgrohe que pode vencer pela primeira vez uma clássica de categoria World Tour.

Marc Hirschi (UAE Team Emirates) também já venceu a Flèche. O campeão suíço parece estar cada vez melhor e pode vencer pela segunda vez a clássica belga. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike) nunca terminaram no top5 nesta corrida, mas já estiveram perto de o fazer. Ambos estão num bom momento de forma e são bem capazes de estar na luta por um lugar do pódio no dia de hoje.

Maxim Van Gils (Lotto Dstny) tem confirmado o seu grande talento e potencial nesta temporada. O belga dá-se bem neste tipo de subidas, e depois de feito top10 em 2023, tem aqui uma boa chance para conseguir um resultado ainda melhor. Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) já foi segundo na Flèche. O francês parece estar de volta ao seu melhor e quem sabe se não pode conseguir mais um pódio na clássica belga.

David Gaudu (Groupama – FDJ) esteve muito bem nas clássicas do Doubs. O francês procura regressar ao seu melhor nível e tem aqui uma boa corrida para se testar contra algumas estrelas do pelotão. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) entrou bem na temporada. O espanhol poderá dar-se bem no Mur de Huy, mas parece que Hirschi será a principal aposta da UAE Team Emirates.

Nota ainda para Pello Bilbao e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Stephen Williams (Israel – Premier Tech), Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) que podem terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mattias Skjelmose
⭐⭐⭐⭐ Dylan Teuns e Aleksandr Vlasov
⭐⭐⭐ Marc Hirschi, Tom Pidcock e Tiesj Benoot
⭐⭐ Maxim Van Gils, Benoit Cosnefroy, David Gaudu e Juan Ayuso
⭐ Pello Bilbao, Santiago Buitrago, Stephen Williams, Romain Grégoire e Mauri Vansevenant

Portugueses em prova

João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #4.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport a partir das 13h30.

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock