Mads Pedersen busca 7ª vitória em 2024 na abertura do Paris-Nice!
Começa hoje a 82ª edição do Paris-Nice, que nos promete uma grande batalha pela classificação geral e pelas várias etapas. O pelotão é de luxo e conta com a presença de Primoz Roglic (BORA – hansgrohe) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). O esloveno estreia-se com as cores da Bora e pretende começar o ano com vitórias. Evenepoel vem em preparação para o seu primeiro Tour de France e de certeza que estará na luta pela camisola amarela. O português João Almeida (UAE Team Emirates) também começa a sua temporada e é capaz de estar na luta pela geral.
Perfil
A primeira etapa do Paris-Nice apresenta um percurso de 157,7km com partida e chegada em Les Mureaux. O dia contará com quatro contagens de terceira categoria e um sprint intermédio. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. As equipas dos sprinters deverão controlar o ritmo da etapa, pois estes têm aqui uma boa chance para vencerem.
Ao km 139, os ciclistas entram no Montainville, com 700 metros a 8,1%. Esta subida não é categorizada, mas apresenta um sprint intermédio e poderemos ver algumas equipas a aumentar o ritmo para que os sprinters puros comecem a passar dificuldades. 3km depois, os ciclistas entram na última subida do dia, o Côte d’Herbeville, com 2,6km a 5,1%, que apresenta algumas zonas com pendentes superiores a 10%. As equipas dos homens rápidos deverão aumentar o ritmo para que sprinters como Fabio Jakobsen, Gerben Thijssen e Arvid de Kleijn acabem por ceder. O final é numa rampa de 600 metros a 3,2% e deveremos ter uma chegada ao sprint entre os sprinters presentes no pelotão.
Favoritos
Mads Pedersen (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a etapa 1 do Paris-Nice. Pedersen começou a temporada em grande forma ao conquistar seis vitórias. Duas delas foram a geral final da Étoile de Bessèges e do Tour de la Provence. O dinamarquês tem aqui uma etapa ao seu estilo e pode muito bem conquistar a sua sétima vitória do ano.
Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) e Arnaud De Lie (Lotto Dstny) são os maiores adversários de Pedersen. Kooij mostrou-se em boa forma neste início de temporada. O neerlandês também se dá bem neste tipo de finais e pode ser o mais forte no final do dia. De Lie começou bem o ano, mas ainda não venceu. O belga tem aqui uma boa etapa para as suas características e pode ser hoje que consegue regressar às vitórias no World Tour.
Laurence Pithie (Groupama – FDJ) entrou bem em 2024. O jovem neozelandês tem aqui uma etapa ao seu estilo e é capaz de estar na luta pelo pódio. Danny Van Poppel (BORA – hansgrohe) tem aqui uma chance para ser o sprinter da equipa. O neerlandês dá-se bem neste tipo de etapas e pode estar na luta pelo pódio. Michael Matthews (Team Jayco – AlUla) também é capaz de estar na luta por um lugar no pódio na etapa de hoje, mas se Groenewegen estiver no grupo, o australiano deverá ser o lançador.
Bryan Coquard (Cofidis) começou a época em forma. O francês tem aqui uma boa etapa para as suas características e pode estar na luta pelo top3. Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) não entrou bem este ano. O australiano tem aqui uma etapa perfeita para si e pode se redimir com um bom resultado. Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) e Arvid de Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) apareceram fortes neste início de ano. Os dois podem estar na luta pela etapa, mas tudo dependerá do ritmo da corrida.
Nota ainda para Sandy Dujardin (TotalEnergies) e Fred Wright (Bahrain Victorious) que podem terminar nos 10 primeiros e para Arnaud Demare (Arkea – B&B Hotels,) Fabio Jakobsen (Team dsm-firmenich PostNL) e Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla), que podem lutar pela etapa se conseguiram aguentar o ritmo do pelotão.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mads Pedersen
⭐⭐⭐⭐ Olav Kooij e Arnaud De Lie
⭐⭐⭐ Laurence Pithie, Danny Van Poppel e Michael Matthews
⭐⭐ Bryan Coquard, Kaden Groves, Gerben Thijssen e Arvid de Kleijn
⭐ Sandy Dujardin, Fred Wright, Arnaud Demare, Fabio Jakobsen e Dylan Groenewegen
Portugueses em Prova
João Almeida (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #31 e #151, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 14h10.
Foto de Capa: Getty Images