Irá a dupla da SD Worx brilhar novamente na Strade Bianche?
Hoje é dia de Strade Bianche, a primeira clássica World Tour do mês de março do calendário feminino. A corrida conta com os principais nomes do pelotão, que nos prometem um enorme espetáculo no regresso do sterrato. Em 2023, a vitória sorriu a Demi Vollering, que bateu ao sprint a sua colega de equipa Lotte Kopecky. A neerlandesa está presente para defender o seu título e Kopecky também estará presente para tentar vencer pela segunda vez. Poderá alguém bater a SD Worx na 10ª edição da clássica italiana?
Perfil
A Strade Bianche apresenta um percurso de 137,8km entre Siena e Piazza del Campo. O dia contará com 12 setores de sterrato. A prova deverá começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Ao km 60, as ciclistas aproximam-se da fase mais dura da corrida e poderemos ver a corrida a começar a partir.
Cerca de 20km depois, as ciclistas entram na fase mais dura da corrida onde passaram de uma forma consecutiva em vários setores de sterrato. Alguns desses setores são bastante explosivos e poderemos ver vários ataques a acontecer. O final será na famosa rampa de Siena, com 700m a 9,1%, que levará as ciclistas à linha de meta na Piazza del Campo. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou um grupo de duas ou mais ciclistas a disputar a corrida na rampa final.
Favoritas
Lotte Kopecky e Demi Vollering (Team SD Worx – Protime) partem como as principais favoritas para a Strade Bianche. Kopecky e Vollering não deram hipótese à concorrência na última edição da clássica italiana. Ambas já venceram a corrida e têm aqui mais uma oportunidade para o voltarem a fazer. As duas são capazes de partir e mexer na corrida, para que uma das duas possa vencer isolada.
Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) é possivelmente a principal adversária da dupla da SD Worx. Vos começou muito bem a temporada ao mostrar-se num grande nível a subir na Setmana Ciclista Valenciana e ao bater Kopecky na Omloop Het Nieuwsblad. A neerlandesa tem um palmarés extraordinário e pretender juntar-lhe a Strade Bianche, corrida que nunca venceu.
Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) continua a mostrar a sua grande qualidade na estrada. A neerlandesa foi quinta em 2023, e tem aspirações para lutar pelo pódio em 2024. Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) e Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) também iniciaram bem o ano. A polaca e a neerlandesa são ciclistas que gostam de mexer na corrida e podem fazê-lo para tentarem chegarem à meta isoladas.
Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) está a subir de forma. A italiana também é uma ciclista que pode mexer na corrida para conseguir um bom resultado em casa. Kristen Faulkner (EF Education – EasyPost) foi a terceira a cruzar linha de meta em 2023, mas acabou por ser desclassificada por usar um monitor de glicose. A americana procura regressar ao seu melhor nível e pode surpreender as suas adversárias ao mexer de longe para conseguir um ótimo resultado.
Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance – Soudal Team) esteve num bom nível nas clássicas espanholas no início do ano. A sul-africana esteve mais de um mês sem competir, mas é capaz de estar na luta pelo top5. Pfeiffer Georgi (Team dsm-firmenich PostNL) tem mostrado uma enorme capacidade para evoluir como ciclista. A britânica tem um grande talento e, depois de ter sido oitava o ano passado, busca mais um excelente resultado.
Nota ainda para Mavi Garcia (Liv Alula Jayco), Lizzie Deignan (Lidl – Trek), Silvia Persico (UAE Team ADQ), Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike), Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) e Evita Muzic (FDJ – Suez), que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering e Marianne Vos
⭐⭐⭐ Puck Pieterse, Katarzyna Niewiadoma e Shirin Van Anrooij
⭐⭐ Elisa Longo Borghini, Kristen Faulkner, Ashleigh Moolman-Pasio e Pfeiffer Georgi
⭐ Mavi Garcia, Lizzie Deignan, Silvia Persico, Riejanne Markus, Elise Chabbey e Evita Muzic
Portugueses em Prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 11h00.
Foto de Capa: Getty Images