Rei ‘Bling’ procura regresso ao trono no GP de Québec!
Disputa-se hoje a 12ª edição do Grand Prix Cycliste de Québec, emblemática clássica canadiana do calendário World Tour! Em conjunto com o GP de Montréal, que se disputa no domingo, este par de corridas de um dia ganhou um lugar especial no panorama velocipédico internacional. Com a alteração da data dos mundiais este ano, as clássicas canadianas perdem algum destaque, uma vez que serviam de preparação para esse momento da época, no entanto, com uma startlist recheada de nomes de valor, não faltarão motivos para seguir estas corridas.
Para a edição de 2023, a organização do GP Québec selecionou um percurso de 204 km, que irá incluir um circuito de 15 voltas e outras tantas subidas à Côte des Glacis (400m a 5,8%).
Favoritos
Os grandes favoritos para esta prova serão, muito possivelmente, os últimos vencedores da corrida (que não se realizou em 2020 e 2021), em particular o homem que venceu as edições de 2018 e 2019, Michael ‘Bling’ Matthews! O versátil australiano tem estado algo discreto de resultados nos últimos tempos mas, ainda assim, venceu uma etapa no Giro d’Italia deste ano e ainda a classificação por pontos no Santos Tour Down Under. Este é uma clássica que tem a cara do ‘Bling’, pelo que ele será certamente o ciclista a seguir com atenção no final. Recorde-se que, apesar de não ter vencido no ano passado, Matthews mostrou toda a sua classe, ao bater Biniam Grmay e Wout Van Aert na luta pelo 2º posto. Resta saber em que ponto estará a forma do australiano.
Na luta pela vitória, poderá muito bem estar o campeão em título da prova, Benoît Cosnefroy. O francês mostrou-se em grande nível na edição de 2022, com uma vitória cheia de “panache”, e quererá repetir a dose na edição deste ano. Cosnefroy tem tido uma época com muitos top 10, mas sem vitórias, pelo que verá neste prova a oportunidade ideal para quebrar o enguiço.
Refiram-se depois nomes de relevo como os velozes Arnaud De Lie, da Lotto Dstny, ou Corbin Strong, da Israel Premier-Tech, e também corredores versáteis como Marc Hirschi, da UAE Team Emirates, ou Julian Alaphilippe, da Soudal Quick-Step.
Como referimos, esta é uma startlist compactada com talento e grandes nomes, que podem fazer a diferença, seja com ataques de longe, seja numa chegada mais rápida. Assim, importa manter debaixo de olho ciclistas como Christophe Laporte, Alex Aranburu, Tim Wellens, Matej Mohoric, Ethan Hayter, Biniam Girmay, Axel Zingle, Mattias Skjelmose, Valentin Madouas, Mike Teunissen, Alberto Bettiol, Quinten Hermans, Adam Yates, Diego Ulissi, Ilan Van Wilder, Pello Bilbao, ou ainda o homem da casa, Michael Woods.
Favoritos Ciclismo Mundial:
⭐⭐⭐⭐⭐ Michael Matthews
⭐⭐⭐⭐ Benoît Cosnefroy e Arnaud De Lie
⭐⭐⭐ Corbin Strong, Marc Hirschi, e Julian Alaphilippe
⭐⭐ Christophe Laporte, Alex Aranburu, Tim Wellens, e Matej Mohoric
⭐ Ethan Hayter, Biniam Girmay, Axel Zingle, Mattias Skjelmose, Valentin Madouas, Mike Teunissen, Alberto Bettiol, Quinten Hermans, Adam Yates, Diego Ulissi, Ilan Van Wilder, Pello Bilbao, e Michael Woods
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #15!
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a prova em direto na Eurosport 2, a partir das 19:00h!
Foto de capa: Tour de France