Em dia para os sprinters, conseguirá Marijn Van Den Berg superiorizar-se e vencer na etapa 4 da La Vuelta?
Depois de um dia de alta montanha em que Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu e conseguiu assegurar a camisola vermelha, a quarta etapa da La Vuelta a España traz-nos um dia mais tranquilo, com um final para ser disputado entre os homens mais rápidos do pelotão! Apesar de um terreno relativamente acidentado durante 40km, o final não deverá fugir aos sprinters, que terão assim a primeira chance para se degladiarem pela vitória.
Perfil
A etapa 4 da La Vuelta a España irá ligar Andorra-a-Velha a Tarragona, num total de 184.6km. O dia conta com duas contagens de montanha, ambas de terceira categoria, no Alto de Belltall e no Coll de Lilla. A etapa ainda conta com um sprint intermédio em Valls, ao km 164. Em princípio será um dia tranquilo e controlado pelas equipas com os melhores sprinters do pelotão, onde essas equipas podem eliminar os homens rápidos que não passem bem em subidas, e ficar para os sprinters que aguentam as subidas como temos no dia de hoje, acabando em falso plano.
Favoritos
Marijn Van Den Berg (EF Education – EasyPost) é o grande favorito para o dia de hoje. O jovem neerlandês é um dos melhores sprinters presentes, chegando em excelente forma à sua primeira grande volta. Uma vitória deixá-lo-á bastante tranquilo para continuar a mostrar todo o seu valor nos dias que se seguem. Sebastian Molano (UAE Team Emirates) e Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) serão também nomes a ter em conta para este final. O colombiano é o líder da sua equipa para finais como o de hoje, encontrando aqui a oportunidade perfeita para dar a primeira vitória na Vuelta à sua equipa! O australiano é também um claro candidato a vencer no dia de hoje, e tendo em conta a força do seu sprint e de um comboio dedicado, não será qualquer surpresa se conquistar a vitória.
Iván Garcia Cortina (Movistar) é um ciclista que se dá bem em finais como o de hoje, contando com uma ponta final interessante. O espanhol tem aqui a oportunidade perfeita para fazer felizes os seus compatriotas. Alberto Dainese (Team DSM – Firmenich) é um claro candidato aos primeiros lugares, e vencer em grandes voltas não é novidade para si, contando com duas vitórias no Giro d’Italia na sua bagagem. Bryan Coquard (Cofidis) é também um candidato a vencer, e tem nesta Vuelta a oportunidade perfeita para se estrear nas vitórias em grandes voltas, depois de em janeiro ter conquistado a primeira etapa no World Tour em pleno Tour Down Under.
Samuel Watson será o líder da Groupama – FDJ para finais rápidos como o de hoje, e é também um dos candidatos às primeiras posições, podendo surpreender os espectadores menos atentos. Milan Menten (Lotto Dstny) tem-se mostrado muito bem em finais ao sprint esta época, apesar de ainda não ter encontrado o caminho para a vitória em provas por etapas. O belga poderá encontrar aqui a vitória que lhe falta em 2023! Hugo Hofstetter (Team Arkéa – Samsic) chega aqui como um dos homens rápidos do pelotão, apesar de ainda não ter vencido numa temporada um pouco abaixo das últimas. Um triunfo na Vuelta ajudará a dar outra imagem à época do francês, que espera voltar a vencer muito em breve! Hugo Page é a carta da Intermarché – Circus – Wanty para finais em falso plano como hoje, encontrando aqui um final que lhe assenta bastante bem para repetir o feito da vitória na última etapa do Tour du Limousin!
Nota ainda para Matevz Govekar (Bahrain Victorious), Andrea Vendrame (AG2R Citroën Team), Edward Theuns (Lidl – Trek), Lewis Askey (Groupama – FDJ) e Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Marijn Van Den Berg
⭐⭐⭐⭐ Sebastian Molano e Kaden Groves
⭐⭐⭐ Iván Garcia Cortina, Alberto Dainese e Bryan Coquard
⭐⭐ Samuel Watson, Milan Menten, Hugo Hofstetter e Hugo Page
⭐ Matevz Govekar, Andrea Vendrame, Edward Theuns, Lewis Askey e Orluis Aular
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 13:30h!
Foto de Capa: Szymon Gruchalski