A hora de Marianne Vos picar o ponto no Giro Donne!
Após um merecido dia de descanso no final de uma semana intensa de corrida, o Giro Donne chega à sua oitava de nove etapas, com a vitória na geral a estar já praticamente definida. Os dois últimos dias são ideais para que algumas das mais rápidas do pelotão possam aparecer, mas os ataques de longe poderão também ser decisivos no resultado final e na alteração das primeiras posições da geral, que, além da vencedora, ainda estão em aberto, pelo que teremos duas jornadas muito interessantes pela frente.
Perfil
A etapa 8 do Giro Donne ligará Nuoro a Sassari, num total de 125.7km. O dia terá poucas zonas planas, num constante sobe e desce que vai fazer mossa nas pernas do pelotão. Uma primeira colina não categorizada levará as ciclistas até ao sprint intermédio de Macomer, ao km 50.8, e a única contagem de montanha do dia surgirá ao km 96.7, na terceira categoria de Romana-Ittiri. Após uma longa descida até à meta, o final será numa rampa com cerca de 2.5km a 4% de pendente média.
Favoritas
Depois de seis etapas onde não conseguiu triunfar na corrida onde tem mais vitórias na sua carreira, Marianne Vos (Jumbo – Visma) surge após o dia de descanso como a maior candidata a vencer a etapa de hoje. A rampa final assenta muito bem nas características da neerlandesa, e se chegar um grupo reduzido, tal como esperado, Vos tem um sprint que não dará qualquer hipótese à concorrência.
Chloe Dygert (Canyon SRAM Racing) está a ganhar o gosto pelas vitórias, e o final de hoje vai também muito ao seu estilo, pelo que é um nome a ter em conta para o dia, e com uma forte hipótese de vencer a etapa. Do lado das ciclistas da casa, Silvia Persico (UAE Team ADQ) é talvez a italiana que tem maior explosão para se desenvencilhar num final destes, e, mesmo que não ganhe, Persico será uma das ciclistas a terminar nas primeiras posições, se nada de anormal acontecer.
Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez) tem também aqui um final que se enquadra muito bem nas suas características, e a explosiva dinamarquesa pode aproveitar esse fator para procurar vencer pela primeira vez em 2023. Annemiek van Vleuten (Movistar) parte de rosa e já mostrou que pode brilhar em todos os terrenos! Por outro lado, Soraya Paladin (Canyon SRAM Racing) pode esperar também uma oportunidade para fechar nas primeiras posições, e vencer pela primeira vez em 2023.
Juliette Labous (Team DSM) fez uma remontada na geral até ao segundo posto, e está certamente motivada para levar também uma etapa da corrida. Veronica Ewers (EF Education – TIBCO – SVB) é também uma ciclista que encaixa muito bem no perfl mais explosivo do dia, e por isso pode aproveitar para fechar no top5. Liane Lippert (Movistar) segue num sentido semelhante, mas terá de trabalhar para van Vleuten e isso pode retirar-lhe a chance de se intrometer nas primeiras posições. Marta Cavalli (FDJ – Suez) está já fora do top10 da geral devido a uma queda, e pode aproveitar o dia para atacar a corrida em busca da vitória da etapa, para não sair de mãos vazias da corrida caseira.
Nota ainda para Gaia Realini (Trek – Segafredo), Mavi Garcia (Liv Racing Teqfind), Ally Wollaston (AG Insurance – Soudal Quick-Step), Ane Santesteban (Team Jayco – AlUla) e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), todas elas candidatas a terminar no top10.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos
⭐⭐⭐⭐ Chloé Dygert e Silvia Persico
⭐⭐⭐ Cecilie Uttrup Ludwig, Annemiek Van Vleuten e Soraya Paladin
⭐⭐ Juliette Labous, Veronica Ewers, Liane Lippert, e Marta Cavalli
⭐ Gaia Realini, Mavi Garcia, Ally Wollaston, Ane Santesteban e Niamh Fisher-Black
Presença Portuguesa
Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) é a única portuguesa presente e alinha com o dorsal #45.
Transmissão em Direto
A etapa 6 do Giro d’Italia Donne terá transmissão no Tiz-Cycling a partir das 12h00.
Foto de Capa: ASO