Será que a fuga vinga na etapa 8 do Tour ou será que teremos mais uma chegada ao sprint?
Disputa-se hoje a oitava etapa do Tour de France que nos promete um bom espetáculo na luta pela etapa. A Alpecin-Deceuninck, a Cofidis, a Lidl – Trek e a Intermarché-Circus-Wanty poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus ciclistas. Será que teremos a fuga a vingar pela segunda vez no Tour ou será que teremos mais uma chegada ao sprint?
Perfil
A oitava etapa do Tour de France apresenta um percurso de 200.7km entre Libourne e Limoges, e contará com um sprint intermédio, uma contagem de terceira categoria e duas contagens de quarta categoria. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Poderemos ver um pelotão tranquilo que dará uma boa vantagem para a fuga vingar ou um pelotão que não dará muito margem à fuga para que os sprinters que consigam aguentar o forte ritmo do pelotão na zona acidentada do percurso, nos últimos kms, consigam lutar pela etapa ao sprint.
Favoritos
Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Van der Poel não começou o Tour como queria, o neerlandês pretende ir para a fuga para tentar vencer a etapa em honra do seu avõ Raymond Poulidor.
Wout Van Aert (Jumbo – Visma) e Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) são nomes que não podemos descartar da luta pela etapa. Van Aert está em boa forma, o belga tem aqui uma etapa ao seu estilo e poderá conquistar a tão desejada vitória nesta edição do Tour. Philipsen está em grande forma, o belga já venceu etapas parecidas a esta no passado e poderá muito bem vencer pela quarta vez no Tour na etapa de hoje.
Bryan Coquard (Cofidis) está em boa forma, o francês dá-se bem neste tipo de etapas e poderá ir para a fuga para tentar vencer etapa, mas também poderá vencer a etapa numa chegada ao sprint. Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty) parece estar a subir de forma, o eritreu também se dá bem neste tipo de etapas e terá aqui uma boa oportunidade para lutar pela vitória. Caleb Ewan (Lotto Dstny) parece estar em boa forma e o australiano tem capacidade para lutar pela vitória em etapas deste estilo.
Soren Waerenksjold (Uno-X Pro Cycling Team) está em boa forma nesta temporada, o norueguês poderá ter liberdade para ir para a fuga para tentar vencer a etapa ou poderá conseguir um bom resultado numa chegada ao sprint. Mads Pedersen (Lidl – Trek) não tem conseguido os resultados que desejava neste Tour, mas o dinamarquês poderá aguentar o forte ritmo do pelotão e poderá disputar a etapa ao sprint. Alex Aranburu (Movistar Team) tem se poupado para entrar em fugas e o espanhol tema aqui uma boa oportunidade para ir para a fuga para tentar vencer a etapa. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) está a andar muito bem neste Tour, o britânico não deverá conseguir integrar a fuga do dia, mas poderá terminar no top5 numa chegada ao sprint.
Nota ainda para Corbin Strong (Israel-Premier Tech), Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Magnus Cort e Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost) e Fred Wright (Bahrain Victorious) que podem terminar no top10 numa chegada ao sprint e que podem ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert e Jasper Philipsen
⭐⭐⭐ Bryan Coquard, Biniam Girmay e Caleb Ewan
⭐⭐ Soren Waerenksjold, Mads Pedersen, Alex Aranburu e Tom Pidcock
⭐ Corbin Strong, Julian Alaphilippe, Magnus Cort, Alberto Bettiol e Fred Wright
Presença Portuguesa
Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Rúben Guerreiro e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #113, #132 e #137, respetivamente.
Transmissão em Direto
A etapa 8 do Tour de France contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 11h15.