Quem sucederá a Daniela Campos como Campeã Nacional de Fundo?
Os Campeonatos Nacionais prosseguem hoje com as provas de fundo para o pelotão feminino, com juniores e cadetes a juntarem-se às Sub23 e às Elites para disputarem o seu primeiro título nacional do ano. Do lado masculino serão os Sub23 a disputar a sua corrida da parte da tarde, com Afonso Eulálio a alinhar para defender o seu título, naquele que será o seu último ano no escalão. Nas mulheres, há a certeza de uma nova campeã, já que Daniela Campos não se encontra presente para defender o seu título.
Perfil
O pelotão feminino irá cumprir várias voltas ao circuito de Mogadouro, com as Elites e Sub23 a contarem com quatro voltas, que lhes totalizarão 89km de corrida. As Juniores farão três voltas, num total de 66.4km e as cadetes duas voltas, num total de 43.8km de corrida. As grandes dificuldades do circuito surgirão maioritariamente na sua segunda fase, com uma zona de cerca de 3km de subida a terminar pouco após o km 15, e também no km final, com uma rampa a surgir nos últimos 200m para a meta que poderão afetar o sprint entre o grupo de ciclistas que chegue na frente.
Entre as Elites, assume o principal favoritismo a campeoníssima Maria Martins (Fenix – Deceuninck), ela que parte com teórica vantagem sobre todas as adversárias, já que é a única a competir numa equipa World Tour e que conta com um grandíssimo palmarés. Como principais adversárias surgem Vera Vilaça (Massi – Tactic), mas também Melissa Maia (Korpo Activo / Penacova), Ana Caramelo (Maiatos) e Cristiana Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro), numa corrida que deverá ser animada de início a fim!
Nas Sub-23, três ciclistas destacam-se das restantes e deverá ser entre elas que se discutem as medalhas, caso nada de anormal aconteça. Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango), Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) e Mariana Líbano (Soltec Team) são os três grandes nomes que alinharam e deverão ser elas a disputar o título na categoria.
Nas Juniores contamos também com três nomes em evidência perante as adversárias. Daniela Simão (Efapel Cycling) tem a desvantagem de correr contra as outras duas, já que Raquel Dias e Marta Carvalho fazerm parte da mesma equipa, a Extremosul / Hotel Alísios / CA Terra do Arade. Apesar disso, a luta entre as três deverá ser renhida, a devemos assistir a uma grande corrida!
Nas Cadetes, a corrida deverá ser mais aberta, mas deveremos ter também uma corrida muito interessante com várias ciclistas capazes de disputar o título nacional. Destacam-se Leonor Casimiro e Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), Maria Marques (Matos-Cheirinhos / Vila Galé / Etopi) e Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT).