Será Rafael Reis capaz de defender o título nacional de contrarrelógio ou João Almeida estará 1 passo à frente?

Disputam-se hoje, na cidade do Mogadouro, em Bragança, os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio Masculino e Feminino, nos escalões Elite e Sub-23! Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) e Daniela Campos (Bizkaia – Durango) venceram em Elites em 2022, mas só Rafael estará presente para defender o seu título, já que Daniela se encontra a recuperar de lesão. Nos Sub-23, também Pedro Andrade não defenderá o seu título já que agora não integra o escalão com menos de 23 anos de idade. Teremos por isso pelo menos 2 novos Campeões, em corridas que se esperam bastante emocionantes!

Os elites masculinos irão percorrer um total de 33.6km, num percurso exatamente igual ao de 2022. O trajeto irá começar e terminar no Mogadouro, com o ponto de retorno a estar colocado ao km 16.7. Os ciclistas farão depois o percurso no sentido inverso, até à linha de meta que está situada numa rua adjacente à casa de partida. O percurso não é totalmente plano, tendo diversos falsos planos e ligeiras subidas, que o tornam um pouco acidentado e onde a gestão de esforço será fundamental.

Perfil do contrarrelógio dos Elites Masculinos

João Almeida (UAE Team Emirates) é o principal favorito a vencer, trazendo nas pernas uma grande temporada, embora não tenha competido nestas últimas semanas (desde o Giro d’Italia). Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) é outro dos grandes favoritos, sendo que é o atual campeão nacional e nesta disciplina nunca tem desiludido. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) também se assume com algum favoritismo, tendo estado presente no pódio nas duas vezes que participou, contando também ele com um título nacional, ganho em 2020.

Nota ainda para outros presentes como Joaquim Silva (Efapel Cycling) ou Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), também eles candidatos a fechar no top5.

Daniela Campos foi a vencedora nas Elites Femininas em 2022

Já nas Femininas, o contrarrelógio terá 21.5km, também começando e acabando no Mogadouro. As ciclistas farão 10.7km até ao ponto de retorno, e regressam num percurso também ele acidentado. Vera Vilaça (Massi – Tactic) é apontada como a grande favorita, e terá certamente uma boa rival, como é o caso de Ana Caramelo (Maiatos), que foi terceira em 2022. Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) também é uma corredora que poderá bem estar na luta pelas medalhas, quer nas Elites, quer haja uma corrida apenas para as Sub-23, que neste momento ainda é uma incógnita.

Pedro Andrade conquistou o título Sub-23 em 2022!

Os Sub-23 Masculinos também irão percorrer a mesma distância das Femininas. António Morgado (Hagens Berman Axeon) é o grande favorito para vencer logo no seu primeiro ano de Sub-23, apesar de ter estado doente durante o Giro Next Gen! Pedro Silva (Glassdrive – Q8 – Anicolor), que em 2022 foi terceiro, Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – MarcosCar) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa) são outros fortes candidatos a lutar contra António Morgado pelas medalhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock