Poderá Ruby Roseman-Gannon estrear-se a vencer em 2023 na etapa 1 do Tour de Suisse Women?
Arranca hoje a segunda edição do Tour de Suisse para as senhoras, num ano que está inevitavelmente marcado pela perda de Gino Mader no dia de ontem. A organização da corrida manteve a corrida, garantindo quatro dias com um grande foco em segurança para o pelotão, algo que será bastante importante para as senhoras, pensando também naquilo que foi o Tour de Pyrenees.
Etapa
A primeira das quatro etapas da corrida será feita num circuito, ao estilo do que já havia acontecido em 2022. Weinfelden será a cidade partida, e levará o pelotão a um circuito de 19.3km, que será percorrido por três vezes e que contará desde logo com uma terceira categoria no Burgstrasse logo ao km2.3 do circuito. Um sprint intermédio surgirá também ao km 10.9, mas espera-se que a corrida termine com um final num pelotão reduzido, já que a dureza para esta abertura não será assim tanta como no último ano.
Favoritas
Num dia de circuito e com alguma dureza, destacamos como maior favorita ao triunfo a australiana Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco – AlUla). Ruby passa muito bem este tipo de subidas e é soberba a finalizar em grupos reduzidos. Vinda de um grande Lotto Thuringen Ladies Tour, onde foi a ciclista que mais luta deu à Team SD Worx, hoje tem aqui uma grande chance de ganhar, e triunfar pela primeira vez na temporada, pelo que podemos esperar o melhor de Roseman-Gannon.
A maior adversária da australiana vem do outro lado do Mundo e é a cubana Arlenis Sierra (Movistar). As duas apresentam características muito semelhantes e este circuito assenta também na perfeição a Sierra, que é por isso também uma candidata à vitória! Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) fará aqui uma das suas últimas corridas da carreira antes da despedida no Giro Donne, e quererá mostrar que está num bom momento para se poder retirar em casa com uma vitória de etapa.
A Team SD Worx deverá hoje apostar em Blanka Vas, num dia que favorece muito a Campeã Húngara. Com cerca de 1h30 de corrida, semelhante ao Mountain Bike, Vas terá uma carta a seu favor e não quererá desperdiçar a chance de vencer. Pela Canyon // SRAM Racing, Agnieszka Skalniak-Sojka está num grande momento e é a ciclista mais rápida do bloco da equipa, pelo que irá em busca de fechar nas primeiras posições. A Trek – Segafredo traz também um grande bloco, e deverá fazer o dia difícil, dando a Lizzie Deignan a oportunidade de conquistar a primeira vitória depois de ter sido mãe pela segunda vez.
Pela Liv Racing Teqfind, a campeã checa Tereza Neumanova será a aposta pelas primeiras posições, e pela Fenix – Deceuninck deveremos ver Yara Kastelijn a disputar um dos lugares cimeiros, seja ao ataque, seja ao sprint num pelotão reduzido. Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) tem também aqui uma grande chance de fechar nos primeiros lugares, como tem vindo a fazer nas últimas corridas, mas também Valentine Fortin (Cofidis) pode aproveitar para se mostrar em busca da maior vitória da carreira.
Nota ainda para Lucinda Brand (Trek – Segafredo), Danielle de Francesco (Arkea Pro Cycling Team), Ricarda Bauernfeind (Canyon // SRAM Racing), Demi Vollering (Team SD Worx) e Alexandra Manly (Team Jayco – AlUla), todas elas candidatas a poder fechar nas primeiras 10 e até a lutar pela vitória!
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Ruby Roseman-Gannon
⭐⭐⭐⭐ Arlenis Sierra e Marta Bastianelli
⭐⭐⭐ Blanka Vas, Agnieszka Skalniak-Sojka e Lizzie Deignan
⭐⭐ Tereza Neumanova, Yara Kastelijn, Eleonora Gasparrini e Valentine Fortin
⭐ Lucinda Brand, Danielle de Francesco, Ricarda Bauernfeind, Demi Vollering e Alexandra Manly
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente à partida.
Transmissão em Direto
A etapa 1 do Tour de Suisse Feminino terá transmissão na Eurosport 1 a partir das 17h20.
Foto de Capa: Con Chronis