Haverá alguém melhor que Vingegaard em dia de alta montanha no Critérium du Dauphiné?
Após a sexta etapa do Critérium du Dauphiné, com vitória de Georg Zimmermann (Intermaché – Circus – Wanty), chega-nos o sétimo dia da corrida francesa, com uma etapa de alta montanha que deve ser decidida pelos ciclistas que estão a lutar pela geral. O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) é o grande favorito, mas terá de jogar à defesa da sua amarela, tendo a Jumbo já um bloco reduzido a apenas 6 unidades.
Perfil
A sétima etapa do Critérium du Dauphiné tem como partida Porte-De-Savoie e chegada em Col de La Croix de Fer, num total de 147.9km. Esta conta com três contagens de montanha, duas de categoria especial, o Col de La Madeleine e o Col du Mollard, e uma de primeira categoria na meta, o Col de la Croix de Fer. A etapa conta também com um sprint intermédio em Grignon. É uma jornada de alta montanha, em que muita gente vai tentar ganhar tempo ao líder da classificação geral antes do derradeiro dia, e por isso podemos esperar uma grande série de ataques.
Favoritos
Jonas Vingegaard é o grande favorito à vitória no dia de hoje. O dinamarquês é favorito a vencer o Critérium du Dauphiné, contando com uma vantagem, que, de certa maneira, até se pode dizer que é confortável. No dia de ontem, Vingegaaed testou os adversários e só obteve resposta à altura por parte de Ben O’Connor (AG2R Citröen Team), prometendo reeditar o duelo de 2022, na altura quando o dinamarquês levou Primoz Roglic à vitória final.
Ben O’Connor e Jai Hindley (Bora – Hansgrohe) seão os maiores adversários de Jonas Vingegaard. O australiano O’Connor está em excelente forma e deverá lutar pelos primeiros lugares, depois de ter sido o único a conseguir seguir o ataque de Vingegaard. Já o compatriota Hindley esteve bem na jornada de ontem, encontrando hoje subidas mais duras e mais longas e que se adequam mais às suas características, pelo que hoje poderá tentar ganhar algum tempo aos adversários e tentar conquistar a etapa, se o deixarem.
Numa terceira linha surgem Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) e Adam Yates (UAE Team Emirates). Carapaz esteve bem e seguiu no grupo dos favoritos sem perder tempo, notando-se que tem algumas capacidades para seguir os melhores, precisando apenas de gerir melhor as suas forças do que na etapa 5. O italiano é um ciclista que está em crescendo e é claramente um dos candidatos a poder levar a etapa, apesar de ainda lhe faltarem alguns créditos em alta montanha perante estes adversários. Já o britânico conta com uma boa equipa para o poder ajudar a atacar a etapa, sendo um ciclista que pode tentar atacar no dia de hoje para dar novo triunfo à UAE Team Emirates.
Enric Mas (Movistar Team), Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team), Jack Haig (Bahrain Victorious) e Max Poole (Team DSM) são outros nomes para se ter em conta. O espanhol tem vindo a subir progressivamente, mas ainda está longe do top10, e por isso deverá tentar recuperar mais no dia de hoje. O norueguês apareceu muito bem no dia de ontem ao colocar a equipa a trabalhar de modo a diminuir o tempo para a fuga, e parece estar em subida de forma, o que são bons indicadores. A equipa da Bahrain claramente quer tentar alguma coisa, e tendo Jack Haig com prestações sólidas, podem tentar atacar as primeiras posições da geral. Já o britânico tem passado despercebido nos últimos dias, mas para além de ter sido o melhor ciclista da Team DSM, está a 15s de entrar no top 10, e isso seria a situação perfeita para a equipa.
Nota ainda para Egan Bernal (INEOS Grenadiers), Louis Meintjes (Intermaché – Circus – Wanty), Lenny Martinez (Groupama – FDJ), Guillaume Martin (Cofidis) e Mikel Landa (Bahrain Victorious), todos eles candidatos a terminar nas primeiras posições do dia.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Jonas Vingegaard
⭐️⭐️⭐️⭐️ Ben O’Connor e Jai Hindley
⭐️⭐️⭐️ Adam Yates, Giulio Ciccone e Richard Carapaz
⭐️⭐️ Enric Mas, Jack Haig, Tobias Johannessen e Max Poole
⭐️ Egan Bernal, Louis Meintjes, Lenny Martinez, Guillaume Martin e Mikel Landa
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #112, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #95, são os portugueses presentes na prova!
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa 7 do Critérium du Dauphiné na Eurosport 2, a partir das 12:10!
Foto de Capa: ASO/Billy Ceusters