Pode Richard Carapaz chegar à desejada vitória de etapa no dia 5 de Critérium du Dauphiné?

Após a quarta etapa do Critérium du Dauphiné, com vitória de Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) de forma surpreendente no contrarrelógio individual, chega-nos o quinto dia da corrida francesa, com uma etapa de média montanha, que pode ser a oportunidade perfeita para a fuga, ou então dar a última grande chance aos principais puncheurs de vencer, antes de se jogar tudo na classificação geral.

Perfil

A quinta etapa do Critérium du Dauphiné tem como partida Cormoranche-Sur-Saône e chegada em Salins-Les-Bains, num total de 191.1km. Esta conta com três contagens de montanha, duas de terceira categoria em Côte de Château-Chalon e Côte d’Ivory e uma de segunda categoria, em Côte de Thésy. A etapa conta também com um sprint intermédio em Salins-Les-Bains, na primeira passagem pela meta. É uma jornada de média montanha, que se não ficar para a fuga, ficará para aqueles que tem melhor ponta final em dias como este e estejam no pelotão, já que os homens da geral devem poupar forças para os três dias seguintes.

Nota importante para a subida ao Côte de Thésy, com o seu topo a 14.4km do fim, após 3.6km a 8.8% de pendente média. Será uma subida que pode provocar dificuldades e o momento chave na decisão da etapa.

Favoritos

A aposta do Ciclismo Munidal para a vitória no dia de hoje recai em Richard Carapaz (EF Education – EasyPost). O equatoriano perdeu bastante tempo no dia de ontem, no contrarrelógio, mas será muito difícil a UAE Team Emirates e Jumbo – Visma o deixarem ir para a fuga. Mesmo assim, se o pelotão não deixar que haja uma fuga até ao fim, o equatoriano é um claro favorito para levar a vitória, com um ataque na última subida para a meta. O próprio já garantiu que tem o objetivo de vencer uma etapa nesta corrida, e consegui-lo já hoje pode dar-lhe mais tranquilidade para as três etapas finais.

Natnael Tesfazion (Trek – Segafredo) e Maxim van Gils (Lotto Dstny) são os maiores adversários de Carapaz. Tesfazion já obteve um bom resultado neste Critérium du Dauphiné, e está muito longe da amarela, o que lhe uma boa margem para apostar na fuga. Caso entre na fuga, é o claro favorito a ganhar, mas caso chegue um grupo maior é também um dos favoritos a lutar pelos primeiros lugares. O belga van Gils está na mesma situação que o equatoriano, a mais de 2:30 da amarela, numa situação em que ainda não deve ter liberdade para formar a fuga. Se o conseguir, é um dos favoritos a ganhar, mas também o é a partir de um grupo maior, tendo já bons resultados em para o comprovar.

Numa terceira linha surgem Marco Brenner (Team DSM), Julian Alaphilippe e Andrea Bagioli (Soudal Quick-Step). O alemão não esteve bem no contrarrelógio, mas com isto ganhou tempo suficiente para poder atacar a etapa a partir da fuga. Não conseguindo ir para a fuga, pode lutar pela mesma a partir de um pelotão reduzido. Alaphilippe e Bagioli encontram-se em situações diferentes aqui. O francês está bastante próximo da amarela e é particularmente impossível ir para a fuga, mas é um dos claros favoritos a ganhar se a chegada for num grupo mais pequeno. Já o italiano tem uma boa margem para atacar a fuga e tentar ganhar a etapa daí, mas se tivermos uma chegada com um pelotão mais reduzido deverá estar ao serviço de Alaphilippe.

Pierre Latour (TotalEnergies), Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) e Andrea Piccolo (EF Education – EasyPost) são outros nomes para se ter em conta. Pierre Latour é um dos nomes mais prováveis para atacar a subida mais difícil do dia. O francês tem amealhado pontos para conseguir obter a camisola da montanha, e neste momento está a 1pt da mesma. O ataque pode dar-lhe a camisola e também uma vitória de etapa. Madouas é outro ciclista que pode atacar a fuga e tentar ganhar a etapa a partir daí, mas mesmo que no fim a chegada seja num grupo maior, o francês conta com uma ponta final interessante para lutar pelos primeiros lugares. Ciccone é também um forte candidato a uma chegada num grupo maior, e poderá ser irreverente q.b. para atacar na subida final e tentar ganhar algum tempo. Piccolo não tem estado tão bem, mas é alguém que não podemos deixar de lado, pois pode ser a aposta da EF Education – EasyPost para ir para a fuga e daí tentar a vitória. Através do pelotão, talvez possa ser mais difícil, mas não deixa de ser alguém para se ter em conta.

Nota ainda para Harry Sweeny (Lotto Dstny), Robert Stannard (Alpecin – Deuceninck), Juan Pedro Lopez (Trek – Segafredo), Reuben Thompson (Groupama – FDJ) e Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team), todos eles candidatos a terminar nas primeiras posições do dia.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Richard Carapaz
⭐️⭐️⭐️⭐️ Natnael Tesfazion e Maxim Van Gils
⭐️⭐️⭐️ Marco Brenner, Julian Alaphilippe e Andrea Bagioli
⭐️⭐️ Pierre Latour, Valentin Madouas, Giulio Ciccone e Andrea Piccolo
⭐️ Harry Sweeny, Robert Stannard, Juan Pedro Lopez, Reuben Thompson e Jonas Gregaard

Presença Portuguesa

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #112, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #95, são os portugueses presentes na prova!

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa 5 do Critérium du Dauphiné na Eurosport 2, a partir das 14:00!

Foto de capa: EF Pro Cycling/Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock