Vuelta a Burgos Feminas abre com oportunidade para as sprinters brilharem!

Começa hoje a edição 8 da Vuelta a Burgos Féminas, numa corrida que se assemelha cada vez mais à sua edição masculina! Haverão oportunidades para sprinters, puncheurs e trepadoras, e o final prometer ser emotivo com a ascensão a Lagunas de Neila. A vencedora de 2022, Juliette Labous (Team DSM), não estará presente, nem qualquer das suas antecessoras, pelo que teremos de certeza uma inédita vencedora desta corrida!

O Perfil

A primeira etapa da Vuelta a Burgos Féminas promete um ritmo intenso nos kms finais, devido à esperada discussão ao sprint no final. A jornada apresenta 115.6km com partida em Quintanaortuño e chegada em Medina do Pomar. O dia começa com um falso plano e uma longa descida pouco acentuada até Ona, que só será interrompida pela curta colina de Poza de la Sal, que não é categorizada.  Ao km 56 surge a terceira categoria do Alto La Varga, com 3.1km e uma pendente média de 5.6%. O terreno será praticamente sempre plano até final, à moda habitual da Península Ibérica, com alguns falsos planos aqui e ali, apresentando-se apenas o sprint intermédio de Quintanalacuesta a pouco menos de 20km do fim, numa colina de 1.4km a 5.7% de pendente que deverá ser alvo de ataques. Espera-se, no entanto, uma discussão na velocidade, com um grande lote das ciclistas mais fortes presente! 

Perfil da 1ª etapa da Vuelta a Burgos Feminas

As Favoritas

A SD Worx, a equipa que tem estado em grande forma na temporada, apresenta-se com Lorena Wiebes como a principal candidata a vencer o sprint. A Campeã Europeia quer conquistar a quinta vitória da temporada, e tem aqui uma grande chance para o fazer, mas terá Elisa Bálsamo (Trek – Segafredo) e Chiara Consonni (UAE Team ADQ) como duas grandes adversárias, que também querem levantar os braços e que a poderão bater.

Lotta Henttala (AG Insurance – Soudal Quick-Step) é outra das grandes candidatas a vencer, ela que entrou na temporada com grandes resultadas. O dia de hoje pode trazer um regresso às vitórias que o público gostará de assistir! Clara Copponi (FDJ – SUEZ) está a aravessar também um bom momento, e é uma clara candidata a terminar nas primeiras cinco posições. Por outro lado, Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing) surge como uma das candidatas depois de uma Vuelta em que mostrou uma veia de sprinter que lhe era desconhecida.

Letizia Paternoster (Team Jayco – AlUla) e Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling team) não têm tido grandes oportunidades de mostrar o seu potencial devido a alguns azares, mas podem hoje fechar no top10 e ganhar assim a motivação necessária para o que resta da temporada. Alba Teruel (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi) mostrou-se a um grande nível na Vuelta e é hoje também uma candidata ao top10, assim como a vencedora da Paris – Roubaix Femmes, Alison Jackson (EF Education – TIBCO – SVB).

Não esquecer ainda April Tacey (LifePlus Wahoo), Letizia Borghesi (EF Education – TIBCO – SVB), Michaela Drummond (Farto – BTC Women’s Cycling Team) Tamara Dronova (Israel Premier Tech Roland) e Silvia Zanardi (BePink), que poderão surpreender com um resultado nas primeiras posições.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Elisa Bálsamo e Chiara Consonni
⭐⭐⭐ Lotta Henttala, Clara Copponi e Chloe Dygert
⭐⭐ Letizia Paternoster, Susanne Andersen, Alba Teruel e Alison Jackson
⭐ April Tacey, Letizia Borghesi, Michaela Drummond, Tamara Dronova e Silvia Zanardi

Portuguesas em Prova

Vera Vilaça (Massi Tactic Women Team) é a única portuguesa em prova, e estará com o dorsal #186.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz-Cycling a partir das 14:00.

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock