A história persegue um novo canibal! Será Tadej Pogacar capaz de fechar a tripla no mesmo ano e reconquistar a Liege – Bastogne – Liege?

A Liège – Bastogne – Liège é o quarto Monumento da temporada e chega já após 1 mês de primavera, fechando o ciclo de clássicas que tanto apaixona os espectadores. Nas Ardenas, Tadej Pogacar tem sido o dominador, com triunfos na Amstel Gold Race e na Fleche Wallonne, e vai à procura de escrever mais um capítulo da sua história canibalesca, podendo juntar-se ao reduzido grupo de ciclistas que venceram as três clássicas num mesmo ano. Pogacar já tem um triunfo em cada uma das três, tal como Demi Vollering (Team SD Worx) do lado feminino. Ambos venceram em Liège em 2021, juntando Amstel Gold Race e Fleche Wallonne nesta última semana.

O feito está ao alcance do ciclista esloveno, mas há um homem que o pretende impedir mais que os outros de lá chegar, Remco Evenepoel. O jovem belga venceu aqui o seu primeiro Monumento em 2022, e regressa com o intuito de renovar este importante triunfo, a apenas duas semanas de começar o Giro d’Italia. A corrida está a ser muito promovida como um duelo entre estes dois homens, talvez de forma pouco correta, mas é sobre eles que os olhares estão postor, e todos quererão batê-los pela vitória.

Perfil

A edição 109 da Liège – Bastogne – Liège irá partir e chegar na cidade de Liège, e contará com 258km de extensão, com o pelotão a atravessar um percurso em constante sobe e desce, à exceção dos 2km finais planos, que serão toda uma exceção no traçado desta corrida. Pela frente os ciclistas terão 11 muros, destancando-se o Côte de la Redoute, a 34km do fim, e o Côte de la Roche-aux-Faucons, a 13.5km da chegada, após o qual apenas se sucederá a colina encadeada de Boncelles, e a descida para a meta.

Perfil da 109ª Liège – Bastogne – Liége

Favoritos

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para o dia de hoje. Pogacar está em grande forma; o esloveno pretende completar a tripla das Ardenas no mesmo ano e de certeza que irá mexer na corrida para o tentar fazer. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) também está em grande forma nesta temporada e o belga de certeza que irá mexer na corrida para tentar vencer pela segunda vez consecutiva a Liège. Mikel Landa (Bahrain Victorious) está num bom momento de forma e o espanhol poderá mexer na corrida para tentar terminar no pódio da prova.

Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) está a subir de forma e se o britânico estiver presente num grupo que disputará a prova ao sprint, o ciclista da Ineos pode muito bem vencer a clássica belga. Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) está num bom momento de forma e o dinamarquês tanto pode mexer na corrida para lutar pelo pódio como pode terminar no pódio ao sprint num grupo reduzido. Romain Bardet (Team DSM) está a subir de forma e o francês parece estar com capacidade para mexer na corrida e para lutar por um lugar do pódio.

Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) também está a subir de forma e o russo pode lutar pelo pódio ao seguir os vários ataques nos últimos muros e ao sprint num grupo reduzido. Enric Mas (Movistar Team) e Michael Woods (Israel – Premier Tech) estão em boa forma e ambos poderão mexer na corrida para tentar conseguir um bom resultado. Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) está em boa forma e o italiano é outra das opções da Trek que pode muito bem lutar por um lugar do pódio.

Nota ainda para David Gaudu (Groupama-FDJ), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Ben Healy (EF Education-EasyPost), Tiesj Benoot (Jumbo – Visma) e Quentin Hermans (Alpecin-Deceuninck) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e Mikel Landa
⭐⭐⭐ Tom Pidcock, Mattias Skjelmose Jensen e Romain Bardet
⭐⭐ Aleksandr Vlasov, Enric Mas, Michael Woods e Giulio Ciccone
⭐ David Gaudu, Alexey Lutsenko, Ben Healy, Tiesj Benoot e Quentin Hermans

Presença Portuguesa

Rúben Guerreiro (Movistar Team), com o dorsal #72, e Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), com o dorsal #163, são os portugueses presentes.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1, a partir das 12h00.

Foto de Capa: La Fleche Wallonne

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock