Quem irá ser a “Kryptonita” de Pogačar na Amstel Gold Race?

As Ardenas estão de volta! Após Tour de Flandres e Paris-Roubaix terem passado a voar é agora a meio de abril a vez das Ardenas, começando pelos Países Baixos com a Amstel Gold Race. As duas últimas edições da corrida contaram com um final ao sprint a dois algo polémico, em que foi necessário recorrer ao photofinish para determinar as vitórias de Wout van Aert (Jumbo – Visma), em 2021, e Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), em 2022.

A 57ª edição da Amstel Gold Race partirá de Maastricht e acabará 252.5km depois em Berg en Terblijt, Valkenburg, e contará com 33 subidas, em que aos ciclistas esperam-lhes nada mais nada menos que 3000m de desnível positivo acumulado. A subida mais importante será a de Cauberg, uma rampa já mítica com 600m a 9.2% de pendente média, onde podemos esperar bastantes ataques para tentar ganhar a corrida ou decidir o destino da mesma a 17km do final.

Favoritos

Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) é o claro favorito para a corrida de hoje. Um monstro de outro mundo é o que se pode dizer dele, e esta época não é exceção onde já venceu a Ronde Van Vlaanderen e o Paris-Nice. O seu pior resultado foi um quarto lugar na Milano – Sanremo, o que é perfeitamente indicativo da qualidade do esloveno. A dúvida que fica aqui é de quem será a “Kryptonita” do esloveno e conseguirá derrotar este alien, num dia onde muitos ataques deverão acontecer!

Os franceses poderão ser aqueles a conseguir encontrar o ponto fraco do esloveno e derrotá-lo. David Gaudu (Groupama – FDJ) e Benoît Cosnefroy (AG2R Citroën Team) são dois ciclistas para ter em conta hoje e são claramente candidatos a poder conquistar esta clássica. Cosnefroy foi segundo no ano passado, num final inglório para ele e na Brabantse Pijl demostrou estar em grande forma, pelo que é um claro favorito a poder vencer. Já o compatriota francês David Gaudu vem de uma séria de bons resultados, tendo acabado em quarto lugar na Itzulia Basque Country e em segundo no Paris – Nice e na Faun – Ardèche Classic, demonstrando uma excelente forma para as Ardenas e um objetivo claro de conseguir algo bom, como uma possível vitória.

Não nos podemos esquecer também de Tom Pidcock (INEOS Grenadiers), Tiesj Benoot (Jumbo – Visma) e Neilson Powless (EF Education – EasyPost). O britânico ainda não esteve a 100% desde que voltou de lesão e não mostrou o seu melhor no Tour de Flandres, pelo que poderá querer mostrar aqui que está bem e certamente atacar e mexer na corrida. Benoot chega como líder sem Wout van Aert e irá mostrar-se com mais liberdade, tentando repetir o feito na Strade Bianche e tentar a vitória aqui. Já o americano vem de uma série de bons resultados e foi quinto na Ronde Van Vlaanderen, esperando-se que ataque novamente nas subidas decisivas e tente buscar um bom resultado.

Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), Søren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck), Ruben Guerreiro e Alex Aranburu (Movistar Team) também são ciclistas para se ter em atenção. Rui Costa virá aqui como líder da equipa belga que tem conseguido sempre um top 10 nas clássicas, e aqui não deverá ser exceção, com o português a querer talvez almejar mais alto, como a conquista de um pódio. O dinamarquês será líder da equipa que tem dominado os Monumentos, e com todas as certezas quererá repetir o resultado da Milano – Sanremo, onde foi quinto. Já em relação à dupla da Movistar, podemos contar com uma dupla liderança. Como as subidas não são as mais duras das Ardenas, será uma corrida que poderá encaixar melhor no estilo do espanhol Aranburu.Ruben Guerreiro quererá mostrar aqui que está no ponto para as outras corridas, querendo fechar, quem sabe, num pódio, e será certamente o homem a responder e atacar nos principais momentos!

Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Matej Mohorič (Bahrain Victorious), Mattias Skjelmose (Trek – Segafredo), Sergio Higuita (BORA – hansgrohe) e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) são ciclistas candidatos para conseguir um bom resultado, como uma luta pelos cinco primeiros lugares ou pelo top10.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Tadej Pogačar
⭐️⭐️⭐️⭐️ David Gaudu e Benoît Cosnefroy
⭐️⭐️⭐️ Tom Pidcock, Tiesj Benoot e Neilson Powless
⭐️⭐️ Rui Costa, Søren Kragh Andersen, Ruben Guerreiro e Alex Aranburu
⭐️ Valentin Madouas, Matej Mohorič, Mattias Skjelmose, Sergio Higuita e Alexey Lutsenko

Presença Portuguesa

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) com o dorsal #55, Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty) com o dorsal #63, André Carvalho (Cofidis), com o dorsal #137 e Ruben Guerreiro (Movistar) com o dorsal #141 são os portugueses presentes na prova!

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto a partir das 13:45 na Eurosport 1, logo a seguir à prova feminina!

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock