Quem irá bater o King Kong na Gent – Wevelgem?

Depois do espetáculo da E3 Saxo Bank Classic com vitória belga de Wout Van Aert (Jumbo – Visma), é a vez da Gent – Wevelgem nos dar mais uma sensação daquilo que poderá acontecer na Ronde Van Vlaanderen, numa prova que nos tem proporcionado bom espetáculo ao longo dos últimos anos, com uma luta pela vitória em grupo reduzido a ser frequente.

Perfil

A prova contará com 260.9km e o espetáculo começará a partir da segunda metade da mesma. Esta contará com 7 setores de pavê e com 9 muros, tendo o primeiro setor de pavê ao km 120.5 e o último ao km 226.5, naquele que também será o último muro, o Kemmelberg, no qual os principais candidatos à vitória podem fazer a diferença, com 700m a 10% de pendente média, que contarão também com muita chuva e vento pela frente.

Perfil oficial da 85ª Gent-Wevelgem

Favoritos

O claro favorito é o King Kong Wout Van Aert que vem em grande forma e com uma vitória na E3 Saxo Bank Classic. O belga vem bastante bem acompanhado, com a Jumbo – Visma a trazer também Christophe Laporte, Nathan Van Hooydonck e Olav Kooij. O último dos três pode aproveitar, caso chegue ao final um pelotão para o sprint, para tentar alcançar a vitória.

A dupla dinamarquesa Mads Pedersen (Trek – Segafredo) e Søren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck) é também candidata à vitória final. Kragh Andersen aparece aqui pela primeira vez sem van der Poel como líder, e apesar de vir com Jasper Philipsen na equipa, é um grande candidato à vitória e a poder bater Wout Van Aert. A sua grande forma, onde como gregário terminou em quinto na Milano – Sanremo e em nono na E3 Saxo Bank Classic, demonstra a sua capacidade e será por isso necessário mantê-lo debaixo de olho. Já Mads Pedersen tem estado numa forma regular, sem ainda ter explodido nas suas capacidade, fazendo sexto na Milano – Sanremo e décimo quarto na E3 Saxo Bank Classic. Sem tantos muros como na E3 e com um possível final ao sprint em grupo grande ou reduzido, o dinamarquês surge como um dos grandes candidatos à vitória final.

Matej Mohorič (Bahrain Victorious), Iván García Cortina (Movistar Team) e Stefan Küng (Groupama – FDJ) são fortes candidatos às primeiras posições. Mohorič é um ciclista que estará sempre na frente da corrida e que se tem apresentado bem esta época tendo conseguido vários top10. Hoje será mais um dia em que pode atacar, e procurar isolar-se para conquistar a primeira vitória da temporada. Já o espanhol Iván García Cortina demonstrou-se em boa forma na E3 Saxo Bank Classic com um quinto lugar e chegará aqui como um dos favoritos, quer para um final em grupo restrito como um grupo maior. Stefan Küng que foi sexto na mesma corrida e podemos ter quase toda a certeza que estará na frente da corrida para tentar mexer com a mesma.

Não nos podemos esquecer de Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), Nathan Van Hooydonck (Jumbo – Visma) e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck). Talvez a maior surpresa deste ano seja o italiano Filippo Ganna, que se tem apresentado como um candidato a poder vencer clássicas, com um segundo lugar na Milano – Sanremo e um décimo lugar na E3 Saxo Bank Classic. O italiano é um dos favoritos e contará com a ajuda de Michał Kwiatkowski e Jhonatan Narváez. Já Alberto Bettiol e Van Hooydonck são ciclistas que podem tentar mexer com a corrida e poder fazer a diferença, principalmente o belga que será o homem número dois de Wout Van Aert e será quase certo que vai endurecer a corrida para este poder conseguir a vitória. Philipsen, que vem como o número dois da Alpecin – Deceuninck, não deixa de ser um dos favoritos a conseguir algo aqui na Bélgica e de poder mexer com a corrida. Caso a corrida chegue num sprint em grupo grande, será o maior candidato à vitória!

Caso a corrida chegue num grupo grande, homens como Tim Merlier (Soudal Quick-Step), Arnaud De Lie (Lotto Dstny), Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team), Sep Vanmarcke (Israel – Premier Tech), Olav Kooij (Jumbo – Visma) e Jordi Meeus (BORA – hansgrohe) serão candidatos às primeiras posições, assim como o eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Circus – Wanty), que apesar de parecer em pior forma que em 2022, defende o estatudo de vencedor da corrida.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Wout Van Aert
⭐️⭐️⭐️⭐️ Mads Pedersen e Søren Kragh Andersen
⭐️⭐️⭐️ Matej Mohorič, Iván García Cortina e Stefan Küng
⭐️⭐️ Filippo Ganna, Alberto Bettiol, Nathan Van Hooydonck e Jasper Philipsen
⭐️ Tim Merlier, Arnaud De Lie, Alexander Kristoff, Sep Vanmarcke, Olav Kooij, Jordi Meeus e Biniam Girmay

Presença Portuguesa

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) com o dorsal #176 é o único português em prova.

Transmissão em Direto

Poderá acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 13:15.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock