Brugge-De Panne: Não é o Campeonato do Mundo de Sprinters, mas bem podia ser!
As clássicas belgas prosseguem esta quarta com a Brugge-De Panne, uma clássica destinada aos sprinters em vésperas de se disputar o maior teste para o Tour de Flandres. Historicamente, os últimos vencedores têm sido sempre distintos, apesar de o formato da corrida também ter variado ao longo dos anos, quando em 2018 deixou o formato de 3-4 dias para se tornar uma clássica. Espera-se que este ano o cenário possa suceder, mas há muitos candidatos à partida e alguns deles podem mesmo repetir a vitória.
Perfil
Ao longo de 212.5km, o pelotão irá pedalar entre Brugge e De Panne, cruzando pela primeira vez a linha de meta ao km 67.5, para depois dar 3 voltas ao circuito local de pouco mais 48km de extensão. A jornada não apresenta quaisquer dificuldades, apesar de o vento poder desempenhar um papel importante, pelo que o final não deverá fugir à tradicional discussão entre os homens rápidos.
Favoritos
É talvez das mais difíceis afirmações de refutar no mundo do ciclismo, mas Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) está a afirmar-se cada vez mais como o melhor sprinter do Mundo! Saído do Tirreno Adriático com 2 vitórias, e um top15 numa histórica Milano Sanremo ganha por Mathieu van der Poel, Philipsen surge para esta Brugge – De Panne como o grande candidato à vitória e o homem a quem todos quererão agarrar a roda.
Sam Welsford (Team DSM) tem-se afirmado internacionalmente como um dos grandes sprinters desta geração. Apesar de ter surgido como profissional em estrada logo no World Tour, mas apenas o ano passado, com 26 anos, Welsford traz muita experiência de pista e é hoje um dos grandes candidatos a vencer as chegadas rápidas. Olav Kooij (Jumbo – Visma) tem sido também um dos grandes nomes a emergir na velocidade, e hoje poderá passar abaixo do radar dos oponentes para confirmar a sua excelente consistência com uma subida ao pódio.
Caleb Ewan (Lotto Dstny), Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla) e Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step) são três dos homens mais rápidos do Mundo, mas as coisas não lhes estão a sair neste início de ano. Groenewegen tem picado o ponto aqui e ali, mas os restantes estão bastante aquém de outros anos. A oportunidade de triunfar em De Panne está à espreita para todos, e quem sabe se a vitória não conseguirá ajudar qualquer um deles a virar a página neste início de época. Ewan parte desta feita com o seu lançador e um comboio 100% destinado a si, pelo que é um nome que hoje deveremos ter mais em conta.
Fernando Gaviria (Movistar) parece estar a recuperar o momento depois da mudança para a Movistar, e hoje volta a ser um dos candidatos às primeiras posições. Sam Bennett (BORA – hansgrohe) é outro dos nomes a quem as coisas não estão a sair em condições, mas o melhor lançador do Mundo, Danny van Poppel, pode ajudar o irlandês a reentrar na senda dos triunfos. Gerben Thijssen (Intermarche – Circus – Wanty) tem sido um dos sprinters em evidência e hoje pode surpreender muita gente e conquistar uma importantíssima vitória. Pascal Ackermann (UAE Team Emirates) está também a passar uma fase complicada, e pode aqui dar a volta à situação, mas a equipa dos Emirados parece querer dar a liderança a outro homem.
Esse homem é nada mais nada menos que Sebastian Molano (UAE Team Emirates), que será também um nome importante para o final de hoje, a par de Arnaud Demare (Groupama – FDJ), Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), Soren Warenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) e Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost). Todos eles poderão terminar nos 10 primeiros e quiçá até surpreender.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jasper Philipsen
⭐⭐⭐⭐ Sam Welsford e Olav Kooij
⭐⭐⭐ Caleb Ewan, Dylan Groenewegen e Fabio Jakobsen
⭐⭐ Fernando Gaviria, Sam Bennett, Gerben Thijssen e Pascal Ackermann
⭐ Sebastian Molano, Arnaud Demare, Phil Bauhaus, Soren Warenskjold e Marijn van den Berg
Portugueses em Prova
Nenhum português está presente em prova.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 13:45.