15 setas apontadas ao Besouro em dia decisivo no Tirreno Adriático!

O Tirreno Adriático segue para a sua sexta etapa, após uma jornada de alta montanha bastante difícil, em que Primoz Roglic (Jumbo – Visma) arrecadou a liderança da geral, após levar a melhor ao sprint num grupo de 15 ciclistas, com o vento ter deixado quase todos eles com receio de atacar em busca da vitória. Agora com 4s sobre Lennard Kamna (BORA – hansgrohe) e 12s sobre João Almeida (UAE Team Emirates), Roglic parte para uma etapa decisiva que favorece as suas características, mas sabendo que todos os adversários o quererão atacar!

Perfil

A etapa 6 do Tirreno Adriático irá arrancar na Osimo Stazione e terminar no centro de Osimo, com um total de 195.6km a esperar o pelotão, num constante sobe desce que irá certamente deixar marcas nas pernas de todo o pelotão. Destacam-se as subidas categorizadas do dia, com Santa Maria del Monte situada ao km 26.2, com 1.8km a 7.7%, e logo de seguida a estar colocado o sprint intermédio bonificado do dia, ao km 32.5, esperando-se por isso também um arranque e uma primeira hora de corrida bastante rápidos.

Ao km 91.1, o pelotão passará pela primeira vez na linha de chegada em Osimo, e percorrerá depois três voltas a um duro circuito com 34.8km de extensão. A subida ao Muro di Costa del Borgo, com 1.4km a 12.9% de pendente média, e um pequeno troço de sterrato, será talvez o momento de maior definição do dia, já que a mesma tem o seu topo a menos de 5km da meta. Até Osimo, sobram 3km de descida, e uma pequena colina até à meta com 1.7km a 5.7% de pendente média.

Perfil da etapa 5 do TIrreno Adriático

Favoritos

Apesar de correr “contra o Mundo”, o favoritismo para a jornada de hoje volta a ter de ser dado a Primoz Roglic, que soma já duas vitórias consecutivas de etapa, e lidera agora a classificação geral. O esloveno tem capacidade para brilhar neste terreno, como já o fez no passado, e uma equipa com Attila Valter, Tobias Foss, Tiesj Benoot e Wilco Kelderman está mais do que preparada para lhe dar suporte. A grande questão que permanece no ar é se os adversários terão a força suficiente para o bater!

Enric Mas e a sua Movistar foram a única equipa que quis vencer verdadeiramente a etapa de ontem, tendo trabalhado na fase inicial da subida, e o espanhol fechado sozinho o espaço para Damiano Caruso, que havia escapado. Hoje pode ser a oportunidade de o espanhol “dar um murro na mesa”, e com isso vencer a etapa para colocar as mãos no Tridente. Adam Yates (UAE Team Emirates) parece ainda ser o líder da equipa de Matxin, mas também aquele que tem mais explosão para se dar bem num dia como este. Será ele capaz de vencer e entrar no top10 da geral?

Tao Geoghegan Hart é o homem em forma da Ineos Grenadiers, mas o seu suporte parece uns furos abaixo do que ele próprio esperaria. Poderá o britânico assaltar o pódio da geral? João Almeida (UAE Team Emirates) voltou a mostrar a sua faceta de recuperação na jornada de ontem, apesar de ter tentado também fazer mossa com o seu ritmo. Hoje o português terá de contar com a equipa dos Emirados para o proteger, ainda mais que nos outros dias, e guardar forças que serão importantes para se bater no final. Aleksandr Vlasov (BORA – hansgrohe) será também um dos nomes importantes a ter em conta, numa jornada que favorece bastante a sua explosão e que o poderá colocar no pódio da geral.

Jai Hindley (BORA – hansgrohe) fez uma grande subida a Sarnano Sassotetto, fechando tudo o que eram ataques da concorrência, e hoje terá mais uma chance para mostrar que, mesmo em trabalho, terão de contar com ele. Mikel Landa (Bahrain Victorious) carece de explosão, mas vai procurar defender-se da melhor forma para segurar um lugar no top10 da geral. Giulio Ciccone (Trek – Segafredo), por outro lado, tem a explosão necessária, e é um nome a ter em conta para atacar as primeiras posições do dia. Wilco Kelderman (Jumbo – Visma) será o principal suporte de Roglic, mas tem também bastantes condições para se defender da melhor forma e conquistar uma posição entre os primeiros do dia.

Nota ainda para Damiano Caruso e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Thibaut Pinot (Groupama – FDJ), Brandon McNulty (UAE Team Emirates) e também o segundo classificado na geral, Lennard Kamna (BORA – hansgrohe), que poderão terminar no top10 do dia, e quem sabe mexer ainda mais com as contas.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Enric Mas e Adam Yates
⭐⭐⭐ Tao Geoghegan Hart, João Almeida e Aleksandr Vlasov
⭐⭐ Jai Hindley, Mikel Landa, Giulio Ciccone e Wilco Kelderman
⭐ Damiano Caruso, Thibaut Pinot, Brandon McNulty, Santiago Buitrago e Lennard Kamna

Portugueses em Prova

Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #145, e João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #245, são os portugueses em prova.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 12:15.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock