Tirreno Adriático chama pelo campeão da casa para levantar o Tridente de Neptuno!
A 58ª edição do Tirreno Adriático parte hoje para a estrada com um contrarrelógio individual de 11.5km em Lido di Camaiore, local turístico da cidade de Camaiore, que já recebe tradicionalmente a corrida que liga os mares Tirreno e Adriático. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) é o grande nome para o primeiro dia de corrida, envergando o tricolor italiano contra o relógio, mas a corrida está recheada de estrelas como Wout van Aert e Primoz Roglic (Jumbo – Visma), Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) ou Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), que nos prometem trazer um espetáculo de topo!
Perfil
Com 11.5km e um terreno sempre plano, o contrarrelógio promete fazer as primeiras diferenças na classificação geral, que não se esperam demasiado longas, já que o esforço é curto. Ainda assim, será o suficiente para que a classificação geral se comece a desenhar e alguns dos candidatos fiquem já atrasados relativamente a outros.
Favoritos
A correr em casa e já com um bom número de kms nas pernas em 2023, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) é o grande favorito para o dia. O Campeão Italiano de contrarrelógio dá-se muito bem em esforços curtos, e o percurso todo plano favorece muito as suas características, pelo que o italiano surge em posição primordial.
Wout van Aert e Primoz Roglic (Jumbo – Visma) serão os principais adversários de Ganna para este esforço individual. Ambos se estreiam na temporada de estrada em 2023, com Wout a ter estado doente há pouco tempo e Roglic a superar nova lesão prolongada. Os dois não devem estar ainda na sua melhor forma, mas deverão ser capazes de estar no pódio do dia e marcar já posição para o que resta da corrida.
Magnus Sheffield e Thymen Arensman (INEOS Grenadiers) serão também cartas a jogar pela equipa da INEOS, e ambos estão a andar muito bem neste início de temporada. O top5 é uma forte possibilidade para os dois, mas o americano espreita também surpreender e fechar no pódio do dia. Dylan van Baarle (Jumbo – Visma) será uma grande referência para os seus líderes, e deverá ir em busca de fazer um bom contrarrelógio para lhes dar as melhores indicações.
Da UAE Team Emirates, Adam Yates, João Almeida e Brandon McNulty chegam todos em condições de disputar um lugar nos 10 primeiros neste contrarrelógio, pelo que a liderança da equipa ainda não deverá ficar hoje definida. Todos poderiam ser o #1 da equipa para a corrida, mas a presença dos três pode ser uma faca de dois gumes para a equipa dos Emirados. Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) é outro corredor que gosta de esforços curtos e intensos, e mesmo não tendo no contrarrelógio a sua especialidade, pode aproveitar aqui para terminar nas primeiras posições depois de uma Strade Bianche menos bem conseguida.
Nota ainda para Nelson Oliveira (Movistar), Andreas Leknessund (Team DSM), Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Aleksandr Vlasov e Lennard Kamna (BORA – hansgrohe), todos eles candidatos a fechar nos dez melhores do dia.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Filippo Ganna
⭐⭐⭐⭐ Wout van Aert e Primoz Roglic
⭐⭐⭐ Magnus Sheffield, Thymen Arensman e Dylan van Baarle
⭐⭐ Adam Yates, João Almeida, Brandon McNulty e Mathieu van der Poel
⭐ Nelson Oliveira, Andreas Leknessund, Bruno Armirail, Aleksandr Vlasov e Lennard Kamna
Portugueses em Prova
Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #145, e João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #245, são os portugueses em prova.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 12:15.
Foto de Capa: Volta ao Algarve 2023