Dia de desforra para Caleb Ewan?
Einer Rubio (Movistar) comemorou o seu aniversário com a primeira vitória profissional depois de um corajoso ataque a soloe em Jebel Jais, numa chegada onde também Remco Evenepoel garantiu a liderança da prova, após cruzar a meta em segundo lugar. À partida, o Campeão Mundial deverá manter a liderança até à última etapa com a subida a Jebel Hafeet a ser a mais diferenciadora entre todos os candidatos.
Perfil
Um total de 174km ligará Al Shindagha a Dubai Harbour na etapa 4 deste UAE Tour. O dia passará pela periferia da cidade do Dubai e por vários pontos turisticos, como o Al Qudra Cycletrack e a Expo City, onde ocorrerão os dois sprints intermédios do dia. A última fase da etapa terá uma série de curvas e inversões de sentido que poderão prejudicar os comboios das equipas. A curva final está colocada a cerca de 750m da meta.
Chegadas ao Dubai signficam chegadas ao sprint. Apenas no ano passado um quinteto com três ciclistas da extinta Gazprom – RusVelo conseguiu fugir do pelotão e disputar a vitória na etapa. Todas as restantes chegadas ao Dubai foram disputadas ao sprint, com vitórias para alguns dos sprinters presentes como Sam Bennett, Elia Viviani, Caleb Ewan e Mark Cavendish.
Favoritos
Caleb Ewan e a Lotto Dstny deverão querer vingar-se da vitória tirada a ferros de Tim Merlier na etapa de abertura. O australiano terá que ter cuidado com os ventos para se proteger bem, mas nunca ficar cortado. Sem tanto desgaste numa etapa mais tranquila, ou pelo menos normal, o pequeno australiano deverá sair com uma vitória frente aos restantes sprinters. Com Rudiger Selig e Jacopo Guarnieri a lançar o sprint, o comboio deverá estar oleado, e o italiano terá agora em Ewan a confiança para continuar a lançar de forma perfeita.
Tim Merlier (Soudal Quick-Step) tem hoje menos chances por várias razões. Primeiro, porque não tem uma equipa montada a seu redor, com outros sprinters têm, e porque a equipa também estará concentrada em controlar o pelotão desde o km 0. Claro que Remco Evenepoel e Mauro Schmid farão muito trabalho, especialmente na zona final da etapa, até para o campeão do mundo se proteger bem de possíveis cortes e quedas, mas pode ficar curto para um sprinter como Merlier vencer. Em sentido contrário Sam Bennett (BORA – hansgrohe) terá mais apoio. O irlandês tem um bom histórico de vencer no Dubai e tem com ele o super Danny van Poppel para o lançar num bom comboio com Ryan Mullen e Shane Archbold. Em San Juan Bennett terminou por quatro vezes nos quatro primeiros, e por isso será o principal adversário de Merlier e Ewan.
O que esperar dos holandeses Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla) e Olav Kooij (Jumbo – Visma)? Velocidade têm e boa capacidade de lutar também, mas parece que estão ainda uns furos abaixo da restante concorrência. O corredor da Jumbo tem apenas Tosh van der Sande e Timo Roosen para o apoiarem, mas também se sabe posicionar bastante bem sozinho. O caso do corredor da Team Jayco – AlUla é o oposto, e por isso tem obrigações de disputar a vitória. Um comboio de quatro homens com Michael Hepburn, Elmar Reinder, Blake Quick e Luka Mezgec tem obrigação de chegar bem perto da vitória, mas apesar de excelente colocação de Mezgec, Dylan não tem sabido aproveitar bem a sua roda, o que poderá condicionar e muito uma vitória.
Com ventos e cortes, Phil Bahaus (Bahrain Victorious) é alguém a ter em conta. Nunca foi um dos melhores do mundo na velocidade, mas sempre cumpriu com vitórias importantes em todas as temporadas. O alemão já venceu este ano e tem em Nikias Arndt um fiel escudeiro. Os alemães não têm um comboio próprio, e por isso Arndt fará o trabalho de seguir alguém para colocar Bauhaus na melhor posição.
Será curioso ver o comportamento de Cess Bol com Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team), em mais uma jornada em que os dois se procurarão adaptar e ganhar confiança, mas também de Sam Welsford (Team DSM), Fernando Gaviria (Movistar) e Arnaud Demare (Groupama – FDJ), este último que ainda está a ganhar confiança no novo comboio.
Nota ainda também para Elia Viviani (Ineos Grenadiers), Sebastian Molano (UAE Team Emirates), Itamar Einhorn (Israel – Premier Tech), Arvijd de Kleijn (Human Powered Health) e Jensen Plowright (Alpecin – Deceuninck), que podem finalizar nas primeiras posições.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Caleb Ewan
⭐⭐⭐⭐ Tim Merlier e Sam Bennett
⭐⭐⭐Dylan Groenewegen, Olav Kooij e Phil Bauhaus
⭐⭐ Mark Cavendish, Sam Welsford, Fernando Gaviria e Arnaud Demare
⭐ Elia Viviani, Sebastian Molano, Itamar Einhorn, Arvijd De Kleijn e Jensen Plowright
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 10:50.
Foto de Capa: UAE Tour