Venha a subida a Jebel Jais e animação ao terceiro dia de UAE Tour!
Desde a sua criação, o UAE Tour teve 3 etapas com final na subida de Jebel Jais. Não é tão dura como a famosa subida a Jebel Hafeet, e por isso, a organização achou bem alterar a ordem. Primeiro Jebel Hafeet era feita como a primeira grande etapa de montanha enquanto que a chegada a Jebel Jais era já realizada nas útlimas etapas. Desde o ano passado, foi feita uma troca, com a chegada à mais difícil das duas a ficar para o fim, gerando assim um final mais emocionante.
Olhando à classificação geral, depois uma primeira etapa que tirou grande parte dos homens da geral da disputa, veremos apenas um trio a fazer a sua luta pela liderança da prova, Pello Bilbao, Remco Evenepoel e Lucas Plapp.
Perfil
Um total de 185.1km serão percorridos desde Umbrella Beach Al Fujairah até ao cume de Jebel Jais. A cidade de partida fica na costa leste do País, e a montanha de chegada fica bem perto da costa oeste, razão pela qual a primeira parte da etapa consiste numa viagem pelo deserto. O deserto terá algum sobe e desce, que poderá provocar alguns cortes, ou então permitir que uma fuga com vários homens ganhe tempo suficiente para disputar a etapa.
O primeiro sprint intermédio ocorre após 38.6km e o segundo após 128.3km percorridos. A etapa termina com a subida a Jebel Jais, que ao longo de 18.9km sobe a uma média de 5.4%. Esta é uma subida regular, onde o gradiente raramente passa de 7%. A subida oferece um mar de curvas fechadas, a penultima a 1400m da meta, seguindo depois para uma fase em que já quase se começa a ver a meta, num final que parece, de certa forma, interminável.
Favoritos
Entre os homens que ainda estão na luta pela geral, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) é o melhor trepador e terá que correr atrás dos segundos de desvantagem que tem para os dois adversários. O Vasco lutará para vencer na chegada a Jebel Hafeet, mas nesta subida mais suave tem uma ponta final que o pode beneficiar. Na luta pela etapa, Adam Yates (UAE Team Emirates) pode ser o principal adversário, tentando salvar as honras pessoais e da equipa que corre em casa. Yates é talvez o melhor trepador nesta prova, mas apenas vencerá se a etapa for controlada pela UAE, ou pelo menos a subida. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) deverá querer a Camisola Vermelha, e a verdade é que é bastante melhor que Plapp a subir. Com um ataque dentro dos últimos kms, o belga poderá sair vencedor desta etapa e líder da prova para o dia de amanhã.
Outro corredor a ter atenção é Thomas Gloag (Jumbo – Visma). O super talento britânico mostrou excelente capacidade nos ventos cruzados da etapa inaugural, integrando o primeiro grupo antes mesmo do primeiro reagrupamento. A falta de atenção da Jumbo fez com que perdesse a oportunidade de estar no grupo que veio a disputar a etapa e acabou com as esperanças do corredor para a geral. Com a liberdade que tem, poderá inspirar-se em Jonas Vingegaard para conquistar a etapa, como o dinamarquês fez em 2021. Dentro da Jumbo há também Sepp Kuss (Jumbo – Visma), ainda que a etapa de Jebel Hafeet possa ser mais ao jeito do americano.
Lucas Plapp (INEOS Grenadiers) é o candidato à geral que ainda não foi mencionado, mas em que as expectativas estão também colocadas. Depois de um péssimo arranque no Tour Down Under, o australiano está a andar muito bem e sua liderança na prova pode dar-lhe asas para uma boa exibição. É dificil vê-lo a vencer de forma diferente que ao sprint, mas haverá também Pello Bilbao nessa luta. O certo é que esta subida é ao jeito de Plapp. A INEOS tem equipa para controlar possíveis ataques, especialmente através de Ben Tulett.
Dentro de homens para a fuga, há Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team) e Antonio Tiberi (Trek – Segafredo) como principais favoritos. O francês da AG2R e o italiano da Trek são bastante ofensivos, e gostam de integrar as escapadas para se intrometerem na discussão por etapas complicadas. Será necessário que muitas equipas apostem na fuga para a mesma ter sucesso, mas caso haja essa possibilidade, esses dois homens serão, pela concorrência, homens a abater!
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Adam Yates
⭐⭐⭐⭐ Pello Bilbao, Thomas Gloag
⭐⭐⭐ Lucas Plapp, Remco Evenepoel e Antonio Tiberi
⭐⭐ Brandon McNulty, Rein Taaramae, Andreas Leknessund e Alexey Lutsenko
⭐ Einer Rubio, Harm Vanhoucke, Michael Storer, Geoffrey Bouchard e Diego Camargo
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 10:50.