Fim da temporada World Tour na “Clássica das Folhas Caídas”, a Il Lombardia!

8 de outubro de 2022. Lago Como, Bérgamo, Itália. O calendário World Tour termina uma vez mais com o último Monumento do ano, a Il Lombardia, ou Giro di Lombardia, conhecida na gíria como “A Clássica das Folhas Caídas”, precisamente por se começarem a ver na berma da estrada as folhas castanhas e avermelhadas, características desta fase do ano.

Perfil

A 116ª Il Lombardia traz uma jornada de 253km entre Bérgamo e Como, junto a um dos lagos mais famosos da Europa. Os 4853m de desnível positivo acumulados falam por si, numa clássica que será das mais duras dos últimos anos, e que desta vez terá três fases distintas.

A primeira delas terá 120km, e o pelotão irá andar em constante sobe e desce, praticamente sem kms planos à exceção dos primeiros 20, onde a fuga deverá surgir. Serão feitas as subidas a Forcellino di Bianzano, Passo di Ganda (a mais difícil do dia), Dossena, Forcella di Bura e Colle di Berbernno, que irão deixar as pernas do pelotão já bem desgastadas. A segunda fase será a mais tranquila e permitirá o pelotão respirar durante 60km, com uma fase mais tranquila, em que a corrida deverá acalmar. A fase final terá pouco mais de 70km, e trará as mais habituais subidas deste Monumento, com o pelotão a ultrapassar Madonna del Ghisallo, San Fermo della Battaglia, Civiglio, onde surge muitas vezes o ataque vencedor, antes de uma última passagem pela Battaglia, a partir de onde o pelotão terá apenas de descer e rolar durante 2km até à meta.

Perfil da 116ª Il Lombardia

Favoritos

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) é o vencedor da edição de 2021 e chega novamente à Lombardia em estado de graça. O esloveno perdeu para Enric Mas no Giro dell’ Emilia, mas venceu ao sprint na Tre Valli Varesine, mostrando que está em crescendo de forma e que pode hoje voltar a conquistar mais um Monumento.

Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) voltou a competir na Cro Race e venceu os dois finais em alto da corrida, mostrando ter recuperado a forma após vencer o Tour de France. A Lombardia adequa-se às suas características, e a Jumbo poderá tentar abater novamente Pogacar para levar o dinamarquês a nova glória. Alejandro Valverde é o líder da Movistar e despede-se do ciclismo profissional, numa clássica que é ideal para as suas características. Em grande forma, o veterano espanhol vai à procura de sair pela porta grande e conquistar o seu último Monumento.

Enric Mas (Movistar) é talvez o ciclista em melhor forma nesta fase do ano e é também ele um candidato a vencer. O espanhol surge, ainda assim, no apoio a Valverde, líder declarado da equipa na sua despedida, mas poderá atacar para desgastar a concorrência e chegar ao triunfo. Rigoberto Uran (EF Education – Easypost) surge também num bom momento e tem pela frente um perfil em que pode fazer diferenças. Domenico Pozzovivo (Intermarche – Wanty – Gobert) apresenta-se em excelente forma, e a correr em casa vai à procura de terminar nas primeiras posições.

Bauke Mollema (Trek – Seagfredo) é um amante deste tipo de clássicas, e prova disso é que aqui obteve a sua maior vitória em 2019. Para este ano é novamente candidato, assim como Adam Yates (Ineos Grenadiers), que apesar de não estar num momento ideal, encontra-se bem capaz de lutar por um lugar no top10. De França chegam Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl) e Romain Bardet (Team DSM). Para Alaphilippe, o acumulado poderá ser em demasia, mas as subidas explosivas são ao seu estilo, enquanto para Bardet o terreno é propício para mostrar os seus ataques em busca de um bom resultado.

Não esquecer ainda o tubarão Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan Team), que quererá também despedir-se do ciclismo profissional pela porta grande, assim como Alekansdr Vlasov (Bora – Hansgrohe), o russo que parece ter uma queda por clássicas, apesar de se considerar um voltista. Guillaume Martin vai em busca de um top15 para a Cofidis, enquanto Lorenzo Fortunato (EOLO – Kometa) e Pierre Latour (TotalEnergies) serão a aposta das equipas pro continentais.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Alejandro Valverde
⭐⭐⭐ Enric Mas, Rigoberto Uran e Domenico Pozzovivo
⭐⭐ Bauke Mollema, Adam Yates, Julian Alaphilippe e Romain Bardet
⭐ Lorenzo Fortunato, Aleksandr Vlasov, Vincenzo Nibali, Guillaume Martin e Pierre Latour

Presença Portuguesa

João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #3, é o único representante português na corrida.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1, a partir das 10h00.

Foto principal: Eurosport Website

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock