Clássica da Bretanha promete nova batalha entre Jumbo e Emirates!
Disputa-se hoje a 86ª edição da Bretagne Classic – Ouest-France, antigo GP Plouay, a segunda clássica francesa mais relevante, logo após o Paris-Roubaix. Os ciclistas irão partir da localidade bretã de Plouay, viajando 254.8 km pelas estradas da região, antes de regressar ao ponto de partida. Será um dia bem acidentado, com uma larga coleção de subidas curtas, que prometem animar o desenrolar da corrida.

Os Favoritos
A Clássica da Bretanha constitui um duro desafio, longo e acidentado, onde se desenvolve habitualmente uma corrida agressiva e onde toma lugar de destaque o secular confronto entre velocistas e atacantes.
A grande dose de favoritismo para esta corrida estará do lado de alguém que se encaixa nos dois lados desta equação: o campeão belga, Wout van Aert. O King Kong da Jumbo-Visma tem o perfil ideal para sobreviver às dificuldades da jornada e bater qualquer um num sprint final. Depois de mais um grande Tour de France, WVA procura agora regressar aos triunfos, após um 2º lugar na Clássica de Hamburgo, onde foi batido de forma surpreendente por Marco Haller.
O grande rival de Van Aert para este dia poderá ser o Pequeno Prodígio, Tadej Pogacar! O líder da UAE Team Emirates estará ainda a lamber as feridas da derrota no Tour e quererá rapidamente voltar aos triunfos. No caso do esloveno, a tática será de atacar de longe, pois apesar de ter boa ponta final, será difícil rivalizar nesse campo com WVA e mesmo outros ciclistas em prova.
Entre os principais favoritos refiram-se Michael Matthews, que venceu a corrida em 2020, e também Benoit Cosnefroy, vencedor no ano passado, além ainda de nomes interessantes como Valentin Madouas, Biniam Girmay, Jonathan Narvaez, Mauro Schmid, e Alex Aranburu. O vencedor será sempre alguém com boas pernas para subir e capacidade para fechar rápido, características encontradas em muitos dos elementos presentes na startlist.
Refiram-se ainda roladores de excelência como Stefan Küng ou Victor Campenaerts e finalizadores de topo como Arnaud Demare, Arnaud de Lie, Peter Sagan, Elia Viviani, ou Giacomo Nizzolo, embora no caso destes últimos vá ser um dia bem complicado se quiserem estar na luta pela vitória.
Por último refiram-se corredores versáteis como Mikkel Honoré, Dylan Teuns, Magnus Cort, Kevin Vauquelin, ou ainda Mathieu Burgaudeau.
O único representante português em prova será Rui Oliveira, um dos escudeiros de Pogacar na UAE Team Emirates.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Wout van Aert
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Michael Matthews
⭐⭐⭐ Benoit Cosnefroy, Valentin Madouas e Biniam Girmay
⭐⭐ Jhonnatan Narvaez, Mauro Schmid, Alex Aranburu, Stefan Küng e Victor Campenaerts
⭐ Arnaud Demare, Arnaud De Lie, Peter Sagan, Søren Kragh, Mikkel Honoré, Dylan Teuns, Magnus Cort, Kevin Vauquelin, Mathieu Burgaudeau, Elia Viviani e Giacomo Nizzolo
Presença Portuguesa
Rui Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #157, é o único português presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz-Cycling (https://tiz-cycling-live.io/live.php) a partir das 10h30