Uma oportunidade para os britânicos salvarem a sua Volta a Portugal!

Depois de uma emocionada vitória de Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) na etapa 7 da Volta a Portugal, a corrida prossegue hoje com uma nova etapa de média montanha, naquela que deverá ser a melhor oportunidade para a fuga poder triunfar, em véspera de etapa rainha e subida à Senhora da Graça, antes do decisivo contrarrelógio final!

Perfil

A etapa 8 desta Volta a Portugal irá ligar Viana do Castelo a Fafe, num total de 182.4km bastante duros. A primeira metade da jornada será praticamente sempre plana, com os 15 primeiros kms a serem feitos junto ao litoral, para o pelotão seguir depois para o interior minhoto. A primeira meta volante do dia está situada ao km 45.2, em Valença, e pouco após os primeiros 70km, o terreno começa a inclinar, com a terceira categoria de Extremo, com 8.4km a 3.7% de pendente média.

Após a descida e zona plana com o sprint intermédio de Ponte da Barca, ao km 102.3, surge a terceira categoria de Portela do Vale, com 5.6km a 4.1% de pendente média, e o topo ao km 113.1. Após nova descida e uma zona com alguns falsos planos, o terreno entra nos últimos 40km num constante sobe e desce, ao tradicional estilo “rompe pernas”, com a quarta categoria de Geraz do Minho, com 4.5km a 4.2% de pendente média. Rapidamente surgirá também o sprint intermédio de Póvoa de Lanhoso, e por entre tanto sobe e desce só ao km 177.8km surgirá a última contagem do dia, a quarta categoria de Golães, com 1.4km a 6.4% de pendente. O final em Fafe será tudo menos fácil, com 2.3km a 3.7% de pendente média.

Perfil da etapa 8 da Volta a Portugal

Favoritos

Esta será a última oportunidade de uma equipa poder capitalizar, e por isso mesmo vamos apostar nos britânicos da Trinity Racing, que apesar dos dois pódios que já têm, certamente quererão tentar sair da corrida com o seu primeiro triunfo UCI da temporada! Oliver Rees é a melhor carta da equipa, e Peter Kennaugh, o diretor desportivo, deverá dar-lhe liberdade para procurar integrar a fuga e disputar a vitória.

Por entre as equipas portuguesas, Tiago Antunes (Efapel Cycling) tem aqui uma jornada que assenta bem nas suas características, e após passar menos bem nos dias de alta montanha, o jovem ciclista quererá certamente dar um triunfo à equipa, para que não saiam de mãos a abanar desta corrida. Tiago Machado (Rádio Popular – Paredes – Boavista) tem aqui a última oportunidade de ir para a fuga e tentar conquistar a etapa na sua última Volta, e certamente não deverá deixar a tarefa por mãos alheias.

Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) poderá ser uma carta muito interessante dado o seu caráter combativo, mas o mesmo já disse preferir ficar ao lado do seu líder dados os objetivos coletivos. Poderá ele aqui ter margem de atacar? Alvaro Trueba (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) tem também ele uma oportunidade de integrar a fuga e lutar pelas primeiras posições, enquanto César Fonte (Kelly – Simoldes – UDO) vai sair de casa, em Viana do Castelo, e por isso poderá querer a tão importante vitória.

Do lado da Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados, Gonçalo Carvalho é uma das cartas mais interessantes da equipa para um dia como este, enquanto Unai Cuadrado (Euskaltel – Euskadi) deve ter também a hipótese de tentar capitalizar a boa forma. A Glassdrive – Q8 – Anicolor pode e deve tentar também integrar a fuga, e quem melhor para o fazer do que Afonso Eulálio, o jovem Campeão Nacional Sub23 que bem merece um dia para tentar a sua sorte! Joaquim Silva (Efapel Cycling) está a subir na classificação da montanha e pode tentar sair de novo em fuga para agarrar a camisola que é agora de Maurício Moreira.

Entre os candidatos à geral, Frederico Figueiredo, António Carvalho e Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Alejandro Marque (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) deverão ser os que melhor se defendem num terreno como este.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Oliver Rees
⭐⭐⭐⭐ Tiago Antunes e Tiago Machado
⭐⭐⭐ Hugo Nunes, Alvaro Trueba e César Fonte
⭐⭐ Gonçalo Carvalho, Unai Cuadrado, Afonso Eulálio e Joaquim Silva
⭐ Frederico Figueiredo, Maurício Moreira, António Carvalho, Luís Fernandes e Alejandro Marque

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock