Última chance para os sprinters traz uma última chance para Matias vencer e agarrar a verde!
Depois de uma nova etapa de montanha, com chegada inédita no Observatório de Vila Nova, com triunfo de Frederico Figueiredo (Glassdrive – Q8 – Anicolor), que lhe valeu também a chegada à amarela, a Volta a Portugal prossegue hoje com a sua etapa 6, numa última jornada plana que poderá trazer um último sprint em pelotão compacto e fechar a discussão pela camisola verde dos pontos!
Perfil
A etapa 6 da Volta a Portugal irá ligar Águeda a Maia, num total de 159.9km com algum sobe e desce, mas que não deverá eliminar os sprinters da contenda. O terreno propícia uma nova saída bastante rápida, e os primeiros dois sprints intermédios surgirão ao km 59.1, em Oliveira de Azeméis, e ao km 76.9, em Santa Maria da Feira. Ainda em terras “medievais”, surgirá a primeira contagem de montanha do dia, uma quarta categoria ao km 81.3.
Após uma fase mais tranquila, a última hora da etapa trará o sprint intermédio de Gondomar, ao km 122.5, e logo de seguida a terceira categoria da Serra de Santa Justa, em Valongo, que poderá fazer algum dano no pelotão, com 3.6km a 5.2% de pendente média. A chegada à Maia será depois bastante rápida, com uma primeira passagem pela meta ao km 145.1, para depois de dar uma volta ao circuito local de 14.8km onde a corrida terminará.
Favoritos
A Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados está com um comboio de fazer inveja nas chegadas ao sprint, e hoje deverão voltar a trazê-lo à ação em busca de nova vitória! João Matias lidera por pontos e já conta com duas vitórias, e porque não fazer desta uma terceira e colocar a camisola verde na mão? Como diz o próprio “esta é das que terá marcada no livro”!
Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) já ficou por duas vezes atrás do português e certamente esse sentimento lhe está entalado. Na última chance para os homens rápidos, o estadunidense certamente quererá empatar a contenda e recuperar a verde. O britânico Thomas Armstrong (Electro Hiper Europa – Caldas) tem sido dos homens mais regulares ao sprint e já conta com duas prestações de top5. Poderá ele chegar hoje à vitória?
Andoni Lopez (Caja Rural – Seguros RGA) esteve muito bem na chegada a Viseu, e num final técnico como o de hoje poderá novamente sobressair em busca das primeiras posições. César Martingil (Rádio Popular – Paredes – Boavista) tem também uma última chance de vencer e certamente não a deverá querer deixar por mãos alheias. Esteban Guerrero (Electro Hiper Europa – Caldas) poderá também ter uma oportunidade de fechar nas primeiras posições, e velocidade ele tem para poder fechar nos melhores.
Alex Molenaar (Burgos – BH) tem sido a aposta da Burgos para o sprint e hoje deverá querer melhorar a prestação de Viseu, onde foi quarto. Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) não tem tido a sorte do seu lado, mas após o descanso poderá estar de forças recuperadas para triunfar em velocidade. Fábio Costa (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi aposta da equipa em Viseu, e com a possibilidade de uma fuga grande sem interesse na amarela, deverá ter nova hipótese para discutir a chegada. Aleksandr Grigoriev (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) é rápido e muito regular, e hoje deverá voltar a intrometer-se nas primeiras posições.
António Barbio (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) será o lançador de João Matias, e deverá novamente fechar no top15. Caso a fuga que se forme na primeira hora da etapa consiga vingar, Oliver Rees (Trinity Racing), Kyle Murphy (Human Powered Health), César Fonte (Kelly – Simoldes – UDO) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), que correrá em estradas que bem conhece, são candidatos a estarem na discussão da vitória.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ João Matias
⭐⭐⭐⭐ Scott McGill e Thomas Armstrong
⭐⭐⭐ Andoni Lopez, Cesar Martingil e Esteban Guerrero
⭐⭐ Alex Molenaar, Tomas Contte, Fábio Costa e Aleksandr Grigoriev
⭐ António Barbio, Oliver Rees, Kule Murphy, César Fonte e Joaquim Silva
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!