Domingo gordo com Torre e espetáculo na luta pela geral!
Depois de três dias já passados na 83ª Volta a Portugal, o pelotão segue hoje para uma difícil etapa, a primeira que trará discussão entre os principais candidatos à geral, com a chegada à Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental, na Serra da Estrela. Com os motores já bem aquecidos, o pelotão terá pela frente uma etapa difícil, mas que irá teu o seu êxtase na longa subida final, onde se farão as principais diferenças!
Perfil
A etapa 3 da Volta a Portugal irá então ligar Sertã à Torre, num total de 159km, num dia em que quase não haverá um km plano! Pela frente, os ciclistas terão quatro contagens de montanha, as primeiras três num espaço de pouco mais de 40km. A segunda categoria da Serra de Alvelos será a primeira montanha do dia, com 10.7km a 4.6% de pendente, motivados por uma pequena descida antes do topo. A meta volante de Oleiros ficará intermédia até à contagem seguinte, uma quarta categoria sem nome com 2.4km a 5.8% de pendente. Após uma descida um pouco mais longa, o pelotão enfrentará a terceira categoria de Orvalho, com 4.2km a 4.1% de pendente.
O terreno continuará em constante sobe e desce durante largos kms, e surgirão as metas volantes do Fundão e da Covilhã ao km 119 e ao km 138.8, respetivamente. Logo após a última meta volante, começará a subida à Torre, com 20.1km a 6.5% de pendente média para os grandes candidatos à Volta mostrarem o seu valor!
Favoritos
O assumidíssimo líder da Glassdrive – Q8 – Anicolor, Maurício Moreira, é o claro maior favorito para a etapa de hoje, com a equipa pronta a trabalhar para si para reinvindicar a camisola amarela que o ano passado lhe fugiu das mãos. O uruguaio está novamente em grande forma, e hoje irá procurar a vitória de etapa, após três pódios, para vestir finalmente a amarela.
Frederico Figueiredo (Glassdrive – Q8 – Anicolor) é talvez o melhor trepador desta Volta e do pelotão nacional, e hoje poderá também ele deixar aqui a sua marca! Vencer na Torre é o momento perfeito para o colocar inevitavelmente nesta posição, e mesmo com Maurício Moreira a líder, a ausência de bonificações pode ser perfeita para um triunfo de Fred. Alejandro Marque (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) será a aposta da equipa de Tavira, e após ter vencido aqui mesmo no ano passado, não deverá querer fazer diferente na sua despedida.
António Carvalho (Glassdrive – Q8 – Anicolor) deverá surgir hoje num papel de gregário, mas isso não invalida a sua grande capacidade de estar na luta por uma das primeiras posições. Poucos deverão ser os ciclistas capazes de seguir o seu ritmo, e isso pode ser fundamental nas decisões do dia! Tiago Antunes (Efapel Cycling) está a fazer uma grande temporada e a subir cada vez melhor, e hoje terá uma grande chance de provar o seu talento na maior subida do país! Do estrangeiro, o britânico Oliver Rees (Trinity Racing) é o candidato com melhores registos, e hoje vai estar na luta por uma das primeiras posições e pela defesa da camisola branca de melhor jovem.
Délio Fernandez (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) será também aposta da equipa de Tavira, mas mesmo que esteja ao serviço de Marque, poderá fechar nas primeiras posições. A Efapel apresenta um bloco forte ao lado de Antunes, com Joaquim Silva e Henrique Casimiro também eles em grande forma. No ataque deverá estar a melhor defesa e ambos deverão ser setas apontadas ao poderio da Glassdrive. Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) será o líder da equipa do prof. José Santos, e é também muito capaz de fechar nas primeiras 10 posições.
Nota ainda para o colombiano Jhojan Garcia (Caja Rural – Seguros RGA), o melhor trepador das equipas do país vizinho, mas também, dentro de portas, para Bruno Silva (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), André Cardoso (ABTF Betão – Feirense) e Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), mas também para Hélder Gonçalves (Kelly – Simoldes – UDO), que quererá ganhar a camisola branca a Oliver Rees.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Maurício Moreira
⭐⭐⭐⭐ Frederico Figueiredo e Alejandro Marque
⭐⭐⭐ António Carvalho, Tiago Antunes e Oliver Rees
⭐⭐ Délio Fernandez, Joaquim Silva, Luís Fernandes e Henrique Casimiro
⭐ Jhojan Garcia, Bruno Silva, André Cardoso, Hugo Nunes e Helder Gonçalves
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!