Juventude vs Experiência na luta pela primeira amarela na Polónia!

O Tour de Pologne arrancou hoje para a estrada, numa edição que não conta com o vencedor de 2021, João Almeida, na altura pela Quick-Step Alpha Vinyl, a conquistar as suas três primeiras vitórias World Tour. Vários são os nomes que prometem discutir a corrida até ao último metro, com Richard Carapaz e Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe) e o jovem irreverente Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team).

A primeira etapa, porém, está destinada aos homens rápidos do pelotão, com um percurso de 218.8km entre Kielce e Lublin, apresentando duas contagens de montanha e quatro sprints intermédios, que podem fazer de um fugitivo o primeiro camisola amarela da corrida. As subidas surgem já nos últimos 70km, mas não deverão fazer quaisquer diferenças no pelotão, com os sprinters a estarem nas primeiras posições na luta pelo triunfo.

Perfil da primeira etapa do Tour de Pologne

Favoritos

O jovem neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) tem feito uma temporada em grande progressão e é talvez o principal favorito a vencer e a vestir a primeira amarela. Já com 8 vitórias em 2021, hoje pode chegar a primeira World Tour e não seria surpresa alguma, já que praticamente todo o pelotão foi batido ao sprint pelo neerlandês.

Kaden Groves (BikeExchange – Jayco) está também a fazer uma excelente temporada e adapta-se muito bem a este tipo de perfis. Hoje pode sem dúvida vencer e vestir também de amarelo. Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl) não esteve no Tour para muita desilusão pessoal, e pode aqui provar que merece um lugar no World Tour para 2023! Será ele capaz de vencer e bater a juventude ao sprint?

Arnaud Demare (Groupama – FDJ) esteve quase intratável ao longo do último Giro d’Italia, e quer aqui mostrar que a forma elevada não surgiu por acaso. A vitória parece mais difícil, mas um lugar nos cinco primeiros nem por isso. Sam Bennett (Bora – Hansgrohe) está a ter uma temporada para esquecer, mas pode aqui reencontrar o rumo das vitórias, enquanto Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) vem à procura de vencer num lugar onde já foi feliz.

Numa quarta linha de candidatos surge Simone Consonni (Cofidis), que será o homem rápido da equipa francesa, Elia Viviani (Ineos Grenadiers), que apesar de parecer já não ter a ponta de velocidade de outros tempos, é também muito regular, Jordi Meeus (Bora – Hansgrohe), que poderá discutir a vitória caso Sam Bennett não esteja capaz, e ainda Jakub Mareczko (Alpecin – Deceuninck), ele que parece estar a encontrar uma nova vida na equipa da Alpecin.

Na luta pelo top10 estarão também Pascal Ackermann (UAE Team Emirates), Gerben Thijssen (Intermarche – Wanty – Gobert), Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Sam Welsford (Team DSM), Matteo Moschetti (Trek – Segafredo), e ainda o português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA).

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Olav Kooij
⭐⭐⭐⭐ Kaden Groves e Mark Cavendish
⭐⭐⭐ Arnaud Demare, Sam Bennett e Phil Bauhaus
⭐⭐ Simone Consonni, Elia Viviani, Jordi Meeus e Jakub Mareczko
⭐ Pascal Ackermann, Gerben Thijssen, Cristian Scaroni, Sam Welsford, Matteo Moschetti e Iúri Leitão

Presença Portuguesa

Rui Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #175, e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA), com o dorsal #194, são os portugueses presentes.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto no Tiz-Cycling (https://tiz-cycling-live.io/live.php) a partir das 11h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock