Jonas contra o monstro!

Disputa-se hoje a etapa 11 do Tour de France, a primeira jornada de verdadeira alta montanha e o primeiro grande desafio alpino! O percurso terá 151.7 km e irá ligar Albertville ao Col du Granon. No menu constam quatro subidas categorizadas, uma de 2ª categoria, uma de 1ª, que será o Col du Télégraphe (11.9 km a 7%), e depois duas ascensões de categoria especial, o emblemático Col du Galibier (17.6 km a 6.8%) e a subida final ao Col du Granon (11.4 km a 9.1%). Será um desafio final duríssimo, com várias zonas com pendente acima dos dois dígitos, numa subida que não era realizada no Tour há 36 anos e que destoa das habituais montanhas alpinas, normalmente mais compridas e menos íngremes.

Perfil da etapa 11 do Tour de France

Os Favoritos

Após vários dias de contenção no pelotão, hoje deverá ser uma jornada para os homens da geral esgrimirem argumentos! Em particular, será hoje o dia para a Jumbo-Visma assumir a corrida e tentar algo para ganhar tempo a Pogacar. As abelhas assassinas terão de espremer bem o seu bloco, com Steven Kruijswijk, Tiesj Benoot, e Sepp Kuss, para depois lançar os ataques decisivos, primeiro com Primoz Roglic e depois com Jonas Vingegaard. Note-se que a UAE Team Emirates compete apenas com 6 unidades, sendo que, na realidade, Pogacar tem somente 3 ajudantes na alta montanha: Soler, McNulty, e Majka. Se a Jumbo conseguir descarregar estas 3 unidades, garante que terá de ser Pogi a responder aos ataques de Rogla e Vingegaard.

Em termos de definição da etapa, o facto de poder haver alguma expetativa no seio do pelotão poderá dar alguma liberdade à fuga do dia. Ainda assim, acreditamos que será o grupo dos favoritos a discutir a vitória na tirada, embora não seja de excluir que algum homem da fuga esteja ainda na frente perto do final.

Assim, vamos dar primazia ao pelotão, acreditando que será de facto um grande dia da Jumbo-Visma e de Jonas Vingegaard. O “Pescador” já mostrou que tem pernas para, pelo menos, acompanhar Pogacar, e estará certamente a imaginar quando irá conseguir repetir o momento do ano passado, quando deixou Poga para trás na subida ao Mont Ventoux. Note-se que o esloveno tem surgido sempre na frente no momento de atacar a linha de meta, mas o dinamarquês tem estado sempre lá, nunca sendo verdadeiramente deixado para trás. Agora é hora das abelhas assassinas mostrarem o ferrão e colocarem os emires em sentido, esperando que Vingegaard consiga desferir um golpe duro em Pogacar!

Não será, no entanto, tarefa fácil, uma vez que Tadej Pogacar tem-se mostrado completamente imperturbável e estará com ganas de vencer mais uma etapa no Tour. Se a Jumbo não conseguir jogar com Roglic, pode ser complicado para Vingegaard descarregar Pogacar, podendo acabar apenas por potenciar nova vitória do prodígio esloveno.

O facto de Primoz Roglic estar ainda um pouco longe na geral (13º a 2’52”) pode potenciar uma situação de corrida que permita ao Besouro de Trbovlje arrancar para a vitória. Ainda assim, importa saber se a condição física do esloveno será suficiente para ele poder ser um fator determinante nesta jornada.

Entre os melhores deverão estar também Enric Mas, David Gaudu, Geraint Thomas, Romain Bardet, Damiano Caruso, Adam Yates, e Aleksandr Vlasov.

Na eventualidade, que pode ser bem real, da fuga vir a triunfar, os principais nomes a ter em conta serão Thibaut Pinot, Michael Woods, Rigoberto Uran, Carlos Verona, Louis Meintjes, Michael Storer, Lennard Kämna, ou ainda Jakob Fuglsang. No caso de Pinot note-se que ele é possivelmente o ciclista com mais fome de etapa neste Tour, no entanto, com a chegada amanhã ao Alpe d’Huez em pleno dia da Bastilha, o corredor da Groupama-FDJ deverá possivelmente conter-se um pouco no dia de hoje, dando apenas algum apoio a Gaudu, antes de se desligar e recuperar energias.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Primoz Roglic
⭐⭐⭐ Enric Mas, David Gaudu, e Geraint Thomas
⭐⭐ Romain Bardet, Damiano Caruso, Adam Yates, e Aleksandr Vlasov
⭐ Thibaut Pinot, Michael Woods, Rigoberto Uran, Carlos Verona, Louis Meintjes, Michael Storer, Lennard Kämna, e Jakob Fuglsang

Presença Portuguesa

Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #66, é o único português ainda em prova.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 12h00, e na RTP2, a partir das 14h15!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock