Um dia armadilhado para os sprinters!
A 13ª etapa do Giro d’Italia promete ser a última oportunidade para os sprinters nesta segunda semana de corrida. Depois de a fuga ter vingado na etapa de ontem, hoje o dia parece destinado aos homens rápidos, com o fim de semana a prometer trazer dois dias duros e complicados na luta pela classificação geral. Ainda assim, o percurso de hoje tem uma armadilha pelo meio e alguns dos principais nomes poderão acabar arredados da luta pela vitória.
Perfil
A etapa de hoje apresenta um traçado de 150km entre Sanremo e Cuneo, num perfil armadilhado para os principais sprinters do pelotão, com uma dura terceira categoria ainda antes de ser atingido o ponto central da jornada. O sprint intermédio ao km 43.7 irá marcar a entrada na subida, o Colle di Nava, que apresenta 10.4km de extensão com mais de 6% de pendente média. Depois do topo, o percurso irá seguir de forma descendente durante muito tempo, mas o final será num falso plano a cerca de 2% que poderá ser também decisivo.

Favoritos
Depois de duas vitórias e liderança da classificação por pontos, Arnaud Demare (Groupama – FDJ) volta a perfilar-se como o principal candidato, ainda para mais tendo esta subida no percurso. Tal como na etapa 4, o francês conseguiu aguentar com o pelotão, enquanto Cavendish e Ewan passavam por dificuldades, o que pode ser de novo um bom indicador para hoje.
Alberto Dainese (Team DSM) e Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) são dois ciclistas em subida de forma, com o italiano a ter vencido anteontem pela primeira vez uma etapa numa grande volta. A moral estará certamente em alta, e repetir o triunfo será certamente algo que o jovem sprinter sonha! O colombiano, por outro lado, tem esbarrado na trave por diversas vezes e no dia de hoje tem nova oportunidade antes de se dedicar ao trabalho para João Almeida. Poderá ele vencer pela primeira vez nesta edição da corrida?
Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl) é um dos homens mais rápidos do pelotão, e a sua ponta de velocidade a poucos se equipara. Ainda assim, a subida não faz jus às suas características e o britânico poderá passar mal e ficar atrasado. Simone Consonni (Cofidis) e Giacomo Nizzolo (Israel – Premier Tech) parecem também a melhorar os seus rendimentos, e poderão surpreender com um triunfo num dia como o de hoje.
Nota ainda para nomes como Edward Theuns (Trek – Segafredo), Sacha Modolo ou Filippo Tagliani (Bardiani – CSF – Faizane), Vincenzo Albanese ou Mirco Maestri (EOLO – Kometa), Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), Stefano Oldani (Alpecin Fenix), Lawrence Naesen (AG2R Citroen Team) e ainda Cees Bol (Team DSM), que poderão finalizar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Arnaud Demare
⭐⭐⭐⭐ Alberto Dainese e Fernando Gaviria
⭐⭐⭐ Mark Cavendish, Simone Consonni e Giacomo Nizzolo
⭐⭐ Edward Theuns, Sacha Modolo, Vincenzo Albanese e Phil Bauhaus
⭐ Stefano Oldani, Lawrence Naesen, Filippo Tagliani, Mirco Maestri e Cees Bol
Presença Portuguesa
João Almeida, Rui Oliveira e Rui Costa são os três portugueses presentes, todos pela UAE Team Emirates, com os dorsais 211, 212 e 213, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 12h30.