A cartada de Patrick Lefevere para assegurar patrocinadores!

O jovem prodígio belga Remco Evenepoel anunciou ao início da tarde de ontem nas suas redes sociais a renovação do contrato com a Deceuninck – QuickStep até ao ano de 2026, garantindo assim a sua permanência na formação World Tour com mais vitórias nos últimos anos por 5 temporadas! As longas contratações ou renovações não são a norma do ciclismo, mas nos últimos tempos tem sido cada vez mais habitual vermos as equipas assegurarem os seus talentos por longos períodos.

Depois de uma primeira parte e um início pós-confinamento de temporada muito forte em 2020, onde conquistou diversas vitórias, e algumas das quais com o auxílio do prodígio português João Almeida, o jovem belga Evenepoel tem estado parado desde a queda ocorrida no último Giro di Lombardia, onde acabou por fraturar a pélvis e enfrentar assim um longo período de paragem e recuperação. Evenepoel está finalmente de volta aos treinos há poucas semanas, e neste momento segue em estágio na Serra Nevada com João Almeida e Fausto Masnada, naquele que deverá ser o trio de ciclistas da QuickStep para atacar a montanha no próximo Giro d’Itália, em que o português irá liderar a formação de Patrick Lefevere.

A renovação de Evenepoel é também uma forma de ajudar o bloco belga a garantir um forte patrocínio para a próxima temporada. O dono da equipa já admitiu recentemente que ainda não havia encontrado patrocinador para dar continuidade à equipa para o próximo ano a par da QuickStep, e que estaria à procura de novos nomes e com algumas conversações já avançadas. É certo que a QuickStep tem dominado em solo belga, quer na região da Valónia, quer na região Norte, mas desde as saídas de Tom Boonen, em 2017, e de Philippe Gilbert, em 2019, que perderam as duas grandes referências do ciclismo Belga dos anos 10 do século XXI. É por isso fundamental assegurarem por muito tempo aquela que será sem dúvida alguma uma das maiores figuras do ciclismo Belga e do ciclismo Mundial nos anos 20.

Assim, surge a super renovação de Evenepoel!

Lefevere procura garantir a continuidade da equipa, e de patrocinadores para os próximos anos. Ele sabe que tendo a equipa a sua sede na Bélgica, tendo grande representação local, é lá que irá encontrar as melhores opções monetárias, e é por lá que terá mais chances de se manter ao nível atual: Como a melhor equipa do Mundo! Por isso mesmo, é hora de jogar o seu ás de trunfo, e garantir que Evenepoel continua, e que a Bélgica continuará a ser a equipa mais representada naquela formação.

Patrick Lefevere, o patrão da Deceuninck – Quick Step

Por outro lado, e da mesma forma que Lefevere tem o ás de trunfo, o próprio também já deu a entender que pode ter uma bisca de trunfo a jogar para limpar potenciais adversários e assegurar patrocínios: Peter Sagan! O nome do eslovaco está desde ontem associado à formação da QuickStep e não é por acaso. Sagan está a atravessar uma fase menos boa, apesar de já ter vencido em 2021 numa etapa da Volta a Catalunya, e de ter sido 4º na Milano Sanremo, um resultado que o próprio já conseguiu mais vezes nessa corrida do que nós conseguimos imaginar. Uma mudança pode estar nos horizontes, e o próprio dono da Bora – Hansgrohe já garantiu estar insatisfeito com o rendimento de Sagan, que também afirmou que “se dele não precisam, o que não faltam são equipas que o queiram nas suas fileiras”.

Por isso mesmo, colocar na imprensa o nome de Sagan associado à equipa belga, é um trunfo muito grande para Lefevere usar, e fazê-lo no mesmo dia em que usa o seu ás de trunfo e anuncia a renovação de Evenepoel, é uma mensagem muito forte para os patrocinadores. Talvez as negociações não estejam a correr como ele gostaria, até porque o próprio revelou que gostaria de ter um nome fechado para patrocinar a equipa nos próximos anos até ao final de março, e até hoje nada se sabe se isso foi garantido. Assim, mais nomes irá chamar para cima de si, mais atenções irá ter na sua equipa, mais publicidade, e os possíveis patrocinadores abrirão certamente o olho para fecharem aquele que poderá ser o contrato do ano no que ao ciclismo diz respeito.

Se Lefevere consegue juntar na mesma equipa Evenepoel, Sagan, Alaphilippe e Bennett, numa formação que historicamente sempre andou na luta por etapas e por provas de 1 dia e sempre com grande sucesso, o que é que um patrocinador interessado pode pedir mais certo? Talvez até Lefevere fique assim em condições de ser ele a pedir mais e restringir os possíveis patrocinadores a um conjunto super restrito no qual o próprio possa escolher qual o nome que queira ter ao lado da QuickStep.

E João Almeida?

Esta é talvez a pergunta que vocês, Portugueses, estarão a fazer neste momento. Então e o nosso menino prodígio? Lefevere sabe perfeitamente a qualidade que tem nas mãos e não deveríamos nunca duvidar disso. A combinação de ambos em provas por etapas, tal como aconteceu em 2020 no Algarve e em Burgos, só trouxe sucesso à equipa. Ambos souberam jogar em equipa, e têm uma química como poucos no pelotão World Tour, pelo que a QuickStep só tem a ganhar com a renovação do Português em termos desportivos.

Em termos de negócio, não é neste momento relevante anunciar uma possível renovação do Português, até porque olhando às mais recentes prestações, pode ser um fator que retire algumas das atenções de Evenepoel, e que coloque em causa a sua liderança absoluta nas provas por etapas para os próximos anos, aos olhos de um patrocinador. Se a procura de Lefevere está na Bélgica, então não convém que a força dos Belgas seja para já colocada em causa, ou até em dúvida, e deve ser garantida assim que possível, assim como a essência da equipa.

Assim sendo, Lefevere procura certamente assegurar um patrocinador com as cartas que está a jogar na mesa, mostrando o ás e a bisca, para oportunamente mostrar o seu Rei e dizer, que por muito que o jogo esteja entregue, ele ainda vai acrescentar mais uma carta, e essa será a do ciclista Português João Almeida.

2 thoughts on “A cartada de Patrick Lefevere para assegurar patrocinadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock