No encalço da história e do Império Romano, sonhemos todos juntos e em cor de rosa!

Estamos ainda na ressaca da grande vitória de João Almeida na etapa 16 do Giro d’Itália. Há algumas horas, o Campeão de Portugal levantava os braços no Monte Bondone, para celebrar, no seu quarto ano consecutivo de Giro d’Itália, a sua primeira etapa numa grande volta! E que vitória foi! Às 16h de Portugal Continental, o país parou por breves minutos para celebrar a vitória de um dos seus. A adrenalina percorreu as veias de todos os portugueses, e, para quem viu o final em direto, até lágrimas caíram tal o sentimento de conquista!

Se muitos duvidavam do valor do ciclista português, a vitória de hoje é a clara prova de tudo aquilo que João Almeida pode conseguir! O português cresceu e é hoje um ciclista mais capaz e mais completo do que era nos últimos três anos. Se até agora muitos apontavam que João Almeida estava muitas vezes sozinho e mal colocado, a UAE Team Emirates foi a primeira a calar essas bocas. No Giro 2023, João Almeida surge muitas vezes na frente do pelotão, protegido pelos seus, evitando riscos e perigos vários. E acima de tudo, vemos uma UAE que tem mostrado que é mais do que capaz de estar ao seu lado quando o líder assim precisa. A explosão e a agressividade que também diziam estar em falta ao português, é hoje também um ponto que o próprio provou na estrada ser capaz de ter. O que dizer a um ciclista que ataca duas e três vezes até Primoz Roglic partir o motor e precisar de ser salvo pelo seu super escudeiro Sepp Kuss?

O que mudou? Talvez no trabalho de João Almeida pouco tenha mudado. É certo que de 2021 para 2022 houve uma transição importante com a mudança da Quick-Step para a UAE Emirates. Os processos de treino também sofreram alterações e é normal que exista um período de adaptação em que as coisas não são perfeitas. 2022 já trouxe novas vitórias, mas parecia que faltava algo, e agora em 2023, tudo se começa a alinhar para o sonho.

O que sabemos que não mudou desde sempre é a ambição de João Almeida. O querer, a força, a vontade e o espírito de sacrifício é tudo o que o ciclista de A-dos-Francos sempre nos mostrou na estrada, dia após dia, subida após subida. Hoje, uma etapa deste sonho está cumprida, a tão desejada vitória de etapa no Giro foi alcançada, e com cinco dias de corrida pela frente, o Português está na luta pela conquista da Maglia Rosa.

Em Outubro de 2020 todos sonhamos achando sempre que um dia tudo cairia… pela inexperiência, pela juventude, por ser a primeira corrida de três semanas… O nosso povo é assim mesmo, tememos o desconhecido, e temíamos nesse ano a capitulação de um herói improvável, que chegou líder ao Giro, na ausência de Remco Evenepoel por lesão, o homem para quem ele tinha trabalhado nas poucas corridas que o Covid havia permitido realizar. Surpreendendo o Mundo, João Almeida tornou-se líder à etapa 3, e só no colossal Stelvio perderia a Rosa, a três dias do fim, mas, sem nunca deixar de lutar, terminaria num grandioso quarto posto que nos voltou a fazer sonhar, com o que o futuro poderia trazer.

Em 2023, João Almeida é já um ciclista muito mais maduro e experiente. Irá ainda errar e aprender, mas está hoje muito mais próximo de qualquer conquista colossal. 3 anos e 8 meses depois, o povo português sonha acordado. João Almeida está um corredor de um nível cada vez mais superior, e hoje venceu a sua primeira etapa numa Grande Volta. A Maglia Rosa está ali, mesmo à frente, a apenas 18s do português. Quem diria que voltaríamos a sonhar assim depois dos Giros de 2021 e 2022? Talvez tenham sido mais os que não acreditavam do que os que acreditavam, mas a esperança permaneceu em quase todos. Hoje, sonhamos pelo que é possível, sonhamos pela nossa história, a história do ciclismo Português! Tudo está tão perto e agora mais do que nunca! Até domingo, deixem-nos sonhar… Deixem-nos sonhar que a Via dei Fori Imperiali levará João Almeida ao Coliseu de Roma para o coroar como o novo Imperador!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock