Volta a Portugal Feminina é finalmente uma realidade e parte para a estrada já em setembro!

O desporto feminino nacional terá, finalmente, a sua grande Volta a Portugal! De 2 a 5 de setembro de 2021 teremos a primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis! A edição histórica contará com cerca de uma centena de atletas, distribuídas entre equipas Portuguesas, Espanholas, e ainda da Grã-Bretanha.

A corrida de 4 dias terá igualmente 4 etapas, num total de cerca de 260km, e fará um percurso semelhante àquele que foi a primeira edição da Volta a Portugal Masculina, em 1927. Terá também uma ligação especial a Oceana Zarco, uma das figuras mais marcantes do Ciclismo Nacional, que correu na década de 1920.

A apresentação das equipas e do pelotão será uma “recriação do início da primeira Volta a Portugal masculina, que, em 1927, levou o pelotão a deslocar-se do Marquês até ao Cais do Sodré para iniciar a competição em Cacilhas”, afirma a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A primeira etapa, marcada para o dia 2 de setembro, terá um percurso de 82km e ligará Cacilhas a Setúbal, terra natal de Oceana Zarco. Passará ainda por Palmela e Azeitão, localidades coincidentes com duas Metas Volantes.

Na segunta etapa, com 72km, as atletas partirão de Mafra até Loures, numa jornada que incluíra um prémio de montanha a 15km da meta, em Vale São Gião, que promete aquecer a luta pela etapa. O percurso incluirá ainda uma passagem por Milharado, onde estará instalada a única Meta Volante do dia.

No terceiro dia e penúltimo da competição, teremos um contrarrelógio individual de 11km em Vila Franca de Xira. Será um esforço individual contra o relógio, que se espera que fará as principais diferenças na classificação geral.

A etapa final da Volta a Portugal Feminina voltará a repetir o que foi feito na primeira edição da Volta a Portugal Masculina, numa ligação entre Caldas da Rainha e Lisboa. A etapa será a mais longa da competição, com quase 100km. O pelotão terá uma passagem por A-dos-Francos, terra de João Almeida, que coincidirá com a única Meta Volante do dia, e o último prémio de montanha em A-Do-Barriga a 30km da meta, na Rua da Cintura do Porto.

A prova terá 5 classificações, 4 delas individuais e uma coletiva.

1) Classificação Geral Individual por TemposCamisola Amarela
2) Classificação Geral Individual por Tempos JunioresCamisola Branca
3) Classificação Geral por Equipas
3) Classificação Geral por Pontos Camisola Vermelha
4) Classificação Geral da MontanhaCamisola Azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock