SIMPLESMENTE POGACAR!!!

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a 20ª etapa do Le Tour de France, uma ligação de 36.2km entre Lure e La Planche des Belles Filles, e vai ser amanhã coroado nos Champs Elysées o novo vencedor do Tour de France. O jovem esloveno cumpriu o contrarrelógio em 55:55 batendo o holandês Tom Dumoulin da Jumbo – Visma e o australiano Richie Porte da Trek – Segafredo por 1:21, para vencer o contrarrelógio e ascender à liderança do Tour de France.

O dia começou com os últimos homens da classificação geral a saírem para a estrada, com Remi Cavagna a aparecer com um super tempo de 57:54, e a ser o único a conseguir baixar a hora de prova por muito tempo. Foi preciso começarem a aparecer os primeiros homens com capacidade para subir para começarem a baixar mais ciclistas a hora de prova, mas sem sequer importunarem o campeão de contrarrelógio francês.

A decisão da etapa começou a fazer-se a partir da saída de Wout van Aert, com o campeão belga a fazer um excelente contrarrelógio e a bater Cavagna para chegar em 57:26 e subir à liderança da prova. Tom Dumoulin era o candidato que se seguia, e entrou com 51s de vantagem na subida final, mas manteve-se na cabra, e perdeu tempo. Porém, não o suficiente para perder a primeira posição ao momento, e subir a primeiro com 10 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa.

Os restantes favoritos à geral iam marcando tempos regulares, com Porte melhor que os restantes e a recuperar tempo para Miguel Angel Lopez, que ia perdendo muito tempo para os adversários diretos. Atrás deles vinha a luta pela geral, entre Pogacar e Primoz Roglic, com o jovem esloveno a recuperar tempo ao camisola amarela desde cedo.

A decisão foi seguindo para a subida final, e Pogacar entrava já a apenas 20s da amarela. E não deu hipótese! Uma ascensão meteórica, completamente astronómica! Pogacar ganhou ainda mais tempo a toda a gente, foi o mais rápido em toda a subida e venceu o contrarrelógio com um tempo absolutamente canhão de 55:55! Roglic quebrou e bastante, ao fazer apenas 57:51, e perder o dobro da vantagem que tinha para o jovem compatriota na classificação geral.

Miguel Angel Lopez também perdeu muito, e chegou a 6:17 de Pogacar, para saltar fora do top5 da classificação geral, numa prova muito má do colombiano da Astana.

Nelson Oliveira foi 27º na etapa, a 4:42 de Pogacar, num excelente esforço do português, que já acumula também algum desgaste depois de 3 semanas de muito trabalho. O português segue agora em 56º na geral a 3:01:51 de Pogacar, que é o novo líder do Tour de France, na frente da classificação geral e da juventude, assim como da classificação da montanha! Sam Bennett é o líder da classificação dos pontos, que irá ter de defender amanhã na etapa final.

No passatempo, vitória de Flávio Vale, ele que se aproxima do líder Daniel Meneses à partida para a última etapa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock