Portugal parte para Trento com 20 atletas e ambição de vencer!

Portugal parte para Trento, para competir nos Campeonatos da Europa de Estrada, durante os dias 8 e 12 de setembro, com os objetivos definidos e delineados pelos selecionadores em “obter bons resultados e oferecer experiência internacional aos mais jovens”.

Um lote de 20 corredores foram escolhidos por José Poeira e Ana Rita Vigário, menos dos que Portugal poderia levar, por razões inexplicáveis e contraproducentes. A seleção Nacional terá representação em cinco das seis categorias possíveis, os Elites Masculinos, os Sub-23 Masculinos e Femininos e os Juniores Masculinos e Femininos.

No caso dos Elite Masculinos, Portugal quer lutar pelo título, e para isso contará com um quinteto World Tour, mais o vencedor de quatro etapas da Volta a Portugal e da Classificação por Pontos. Apesar de poder levar 8 corredores, muito graças aos pontos que, entre outros, João Almeida angariou, a decisão federativa e de José Poeira foi de convocar João Almeida (Deceuninck-Quick-Step), Nelson Oliveira (Movistar Team), Rafael Reis (Efapel), Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo), Rui Costa e Rui Oliveira (UAE Team Emirates). A prova de fundo será no dia 12, e terá 179.2km. Os 70km iniciais terão diversas subidas, mas será na parte final, num circuito que será percorrido 8 vezes, que se fará a diferença. O circuito contará com uma subida que trará a animação e a discussão do título. Apesar de se compreender a convocatória de corredores de World Tour, fica a dúvida de não terem sido chamados trepadores e corredores que têm corrido em Portugal com resultados interessantes para completar o bloco de 8 ciclistas que poderia ter sido selecionado.

Antes disso, teremos no dia 9, quinta feira, o esforço contra o relógio de João Almeida e Rafael Reis, num percurso praticamente plano com 22.4km de extensão.

Em todas as restantes categorias, as provas de fundo terão apenas lugar dentro do circuito de Trento. Nos Sub-23 Masculinos, Portugal estará representado por Fábio Fernandes (Efapel), Miguel Salgueiro (LA Alumínios – LA Sport), Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) e Pedro Miguel Lopes (Kelly – Simoldes – UDO), numa corrida com 133.8km. Fábio Fernandes irá cumprir também o contrarrelógio de 22.4km no dia 9.

No caso dos Juniores, teremos novamente um sexteto, com o trio maravilha da Bairrada, António MorgadoGonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), e ainda Sérgio Saleiro (CC Barcelos / AFF / Flynx / HM Motor), Tiago Clemente (Grupo Desportivo de Lousã) e Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel). Fica a dúvida de não ter sido convocado o 3º classificado da Volta a Portugal e um dos mais ativos no pelotão internacional Júnior, Lucas Lopes (Póvoa de Varzim – CDC Navais). A corrida de fundo nesta categoria terá 107.2km e será corrida no dia 10. A dupla Gonçalo Tavares e António Morgado terá também o contrarrelógio no dia 8.

Nas participações femininas, Maria Martins (Drops – Le Col s/b Tempur) será a única corredora no pelotão na prova de fundo para as Sub-23, com 80.8km, no dia 10. Já nas Juniores, foram convocadas Beatriz Pereira (Bairrada), Mariana Líbano (Velo Performance / JS Campinense) e Sofia Gomes (Vesam / Blok-Vilanovense Cycling Girls), elas que terão pela frente a prova de fundo Júnior no dia 10, com 67.6km.

Calendário de Provas com participação portuguesa

8 de setembro
9h45: Contrarrelógio Juniores – Masculinos
9 de setembro
13h15: Contrarrelógio Sub-23 – Masculinos
15h00: Contrarrelógio Elite – Masculinos
10 de setembro
8h00: Prova de Fundo Juniores – Masculinos
12h50: Prova de Fundo Juniores – Femininas
15h30: Prova de Fundo Sub-23 – Femininas
11 de setembro
8h00: Prova de Fundo Sub-23 – Masculinos
12 de setembro
11h30: Prova de Fundo Elite – Masculinos

Ciclistas Selecionados

Contrarrelógio Júnior Masculino
António Morgado (Bairrada)
Gonçalo Tavares (Bairrada)
Contrarrelógio Sub-23 Masculino
Fábio Fernandes (Efapel)
Contrarrelógio Elite Masculino
João Almeida (Deceuninck – Quick Step)
Rafael Reis (Efapel)
Prova de Fundo Júnior Feminina
Beatriz Pereira (Bairrada)
Mariana Líbano (Velo Performance / JS Campinense)
Sofia Gomes (Vesam / Blok-Vilanovense Cycling Girls)
Prova de Fundo Sub-23 Feminina
Maria Martins (Drops – Le Col s/b Tempur)
Prova de Fundo Júnior Masculina
António Morgado (Bairrada)
Gonçalo Tavares (Bairrada)
Ruben Rodrigues (Bairrada)
Sério Saleiro (CC Barcelos / AFF / Flynx / HM Motor)
Tiago Clemente (Grupo Desportivo de Lousã)
Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
Prova de Fundo Sub-23 Masculina
Fábio Fernandes (Efapel)
Miguel Salgueiro (LA Alumínios – LA Sport)
Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon)
Pedro Miguel Lopes (Kelly – Simoldes – UDO)
Prova de Fundo Elite Masculina
João Almeida (Deceuninck – Quick Step)
Nelson Oliveira (Movistar)
Rafael Reis (Efapel)
Ruben Guerreiro (EF Education – Nippo)
Rui Costa (UAE Team Emirates)
Rui Oliveira (UAE Team Emirates)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock