Deceuninck – QuickStep já compensou as emissões de carbono da época de 2020!

A Deceuninck – QuickStep anunciou que compensou todas as suas emissões de carbono para a época de 2020. A equipa belga trabalhou com a organização CO2Logic para calcular a sua pegada de carbono durante o ano passado, e apoiou projetos no Uganda e em França, a fim de compensar o total das suas emissões.

Em janeiro de 2020, a equipa anunciou a sua intenção de dar inicio a um projeto de compensação das suas emissões de carbono, ajudando a fornecer água potável segura no Uganda, bem como, apoiando um projeto de conservação perto do Mont Ventoux. Em 2020, a equipa emitiu 1288 toneladas de CO2.

“A equipa associou-se a peritos líderes CO2Logic e calculou a sua pegada de carbono em 1288 toneladas de CO2, o equivalente a conduzir um carro 179 vezes em todo o mundo, ou 539 voos de regresso entre Bruxelas e Nova Iorque. A quantidade de floresta necessária para capturar esta quantidade de CO2 é o equivalente a cerca de 3099 campos de futebol”

Pode-se ler na declaração da Equipa belga

Ambos os projetos apoiados pela equipa têm sido bem sucedidos, tendo as suas emissões sido compensadas com sucesso no ano passado – o projeto do Uganda por si só compensa as suas emissões totais de 2020.

Segundo a nota deixada pela equipa, o projeto Uganda “já forneceu mais de 1.9 milhões de litros de água limpa a 823 pessoas.” Mais de 45% da população daquele país não tem acesso a água potável. “Só este projeto preservou mais de 815 hectares de árvores e compensa cerca de 1300 toneladas de CO2.”

No caso do projecto Mont Ventoux há já “várias áreas de floresta designadas para a gestão e conservação florestal sustentável.” O projeto tem duplo significado, já que aquela área florestal é um habitat para lobos selvagens, o animal que a equipa, Wolfpack, partilha como espírito.

A Deceuninck – QuickStep não é a única equipa a levar a cabo iniciativas neutras em carbono. Em Julho passado, a Movistar anunciou que iria apoiar projetos verdes, mudar os seus veículos de equipa para modelos híbridos, e instalar painéis solares na sede da equipa.

Para além de apoiar os projectos no Uganda e no Mont Ventoux, a Deceuninck – QuickStep estabeleceu uma lista de objetivos a fim de reduzir o seu impacto ambiental. A equipa irá promover a reciclagem, reduzir o seu uso de plástico e consumo de energia, bem como promover a utilização de bicicletas como meio de transporte.

O chefe da equipa, Patrick Lefevere, disse que a equipa está satisfeita com a forma como decorreu o primeiro ano da sua campanha #ItStartsWithUs, acrescentando que é apenas o início do seu compromisso com a sustentabilidade. A equipa está encantada com as conclusões do primeiro ano e espera começar a compensar desde cedo este ano de 2021. O próprio admite que é altura para mudar comportamentos dentro da equipa para melhor o ambiente do mundo.

“O ciclismo é um belo desporto que nos juntou a todos, mas precisamos de ver como podemos competir em corridas realizadas em todo o planeta, protegendo ao mesmo tempo o frágil ambiente que nos rodeia. Desde que lançámos o projeto, temos notado uma mudança da maré dentro do ciclismo, com a UCI a anunciar muito recentemente alterações às regras para lidar com o desperdício durante uma corrida. Isto é apenas o início do que esperamos possa ser um grande movimento dentro do desporto e procuraremos ir ainda mais longe em 2021”

Patrick Lefevere

Sobre a CO2Logic

A CO2logic é uma empresa social independente especializada no cálculo, redução e compensação das emissões de CO2. A CO2logic também apoia e desenvolve projetos climáticos em países em desenvolvimento (Burkina Faso, Benim, Uganda, RDC, Ruanda, Zâmbia, Guatemala, Chili, etc.) em parceria com ONG locais, a fim de compensar a incompressível pegada de carbono de organizações neutras em matéria de CO2 responsáveis pelo clima. O rótulo de CO2 Neutro assegura que as organizações também assumam a responsabilidade pelas suas restantes emissões e impacto climático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock