50ª Volta ao Algarve recheada de estrelas promete espetáculo!

A 50ª edição da Volta ao Algarve arranca esta quarta, dia 14, para a estrada, para cinco dias de corrida que prometem muita emoção e espetáculo. O pelotão enfrentará cinco jornadas distintas, duas de montanha, um contrarrelógio e duas para os sprinters. Muitas estrelas internacionais estarão presentes, num pelotão que conta com o Campeão do Mundo de contrarrelógio e também 14 Campeões Nacionais!

O percurso

Etapa 1

A primeira etapa da Volta ao Algarve conta com 200,8km entre Portimão e Lagoa. Será um dia com chegada prevista ao sprint, sem dificuldades de maior para o pelotão. A última curva está posicionada a 700m do fim, pelo que o sprint também não terá grandes dificuldades técnicas. O dia contará com uma terceira categoria, uma quarta, e um sprint intermédio.

O perfil da etapa 1 da Volta ao Algarve
O perfil da etapa 1 da Volta ao Algarve

Etapa 2

A segunda etapa trará o primeiro dia importante para a luta pela classificação geral. Serão 171,9km entre Lagoa e o Alto da Fóia, num dia que contará com quatro contagens de montanha. As últimas três subidas categorizadas estão posicionadas nos últimos 31,3km, pelo que se espera um final bastante difícil. Ao encadear a terceira categoria de Alperce, a segunda categoria de Pomba e a primeira categoria do Alto da Fóia o pelotão deverá ser mais selecionado, possibilitando um final ao sprint num grupo reduzido, ou com um ciclista em solitário. O vento poderá também jogar um fator importante na subida final.

O perfil da etapa 2 da Volta ao Algarve
O perfil da etapa 2 da Volta ao Algarve

Etapa 3

A terceira etapa será a última chance dos sprinters brilharem. A jornada contará com 192,2km entre Vila Real de Santo António e Tavira. Pelo meio, o pelotão passará por duas terceiras categorias e um sprint intermédio. Destaca-se a primeira das subidas, a Alcaria, com os primeiros 500m a 12% de pendente média. A chegada será mais técnica, com uma rotunda e uma curva à direita nos últimos 700m.

O perfil da etapa 3 da Volta ao Algarve
O perfil da etapa 3 da Volta ao Algarve

Etapa 4

O contrarrelógio individual surgirá este ano ao quarto dia de Volta ao Algarve. Serão 22,2km em Albufeira, num percurso bastante ondulado e que se prevê difícil para os principais especialistas. É uma alteração importante ao percurso de Lagoa, que, apesar de duro, tinha sido feito por cinco vezes nos últimos seis anos. Espera-se que a geral sofra modificações importantes, e que podem definir as táticas da etapa final.

O perfil da etapa 4 da Volta ao Algarve
O perfil da etapa 4 da Volta ao Algarve

Etapa 5

O último dia de Volta ao Algarve contará com a tradicional jornada do Malhão. Serão 165,8km entre Faro e a respetiva subida, que novamente será percorrida por duas vezes. O dia aproxima-se muito de uma clássica, com cinco contagens de montanha, duas de segunda categoria e três de terceira. Será um dia de constante sobe e desce, e com muito poucos momentos de descanso.

O perfil da etapa 5 da Volta ao Algarve
O perfil da etapa 5 da Volta ao Algarve

As estrelas do pelotão

Classificação Geral

Entre as grandes figuras do pelotão, contamos com os dois maiores nomes da Bélgica! Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) é claramente o grande favorito à vitória na geral final, e até, quiçá, a três das cinco etapas. O Campeão Belga de fundo abriu o ano com uma vitória de antologia na Figueira Champions Classic, e chega muito motivado ao Algarve, onde foi o grande protagonista em 2020 e 2022.

Wout van Aert será uma das grandes estrelas no Algarve! (Foto: Team Visma | Lease a Bike)
Wout van Aert será uma das grandes estrelas no Algarve! (Foto: Team Visma | Lease a Bike)

Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike), por outro lado, abriu a temporada com uma corrida menos bem conseguida. Após uma clara subida de forma ao longo do período de ciclocrosse, a Jaen Paraíso Interior mostrou-se uma corrida ingrata, com um furo a retirá-lo da disputa da vitória. O King Kong deverá por isso chegar com fome de vitórias, e poderá envolver-se na discussão dos cinco dias de corrida! A sua versatilidade torna-o um sério candidato aos sprints, ao contrarrelógio e às chegadas em alto.

Ainda na Visma | Lease a Bike, Sepp Kuss é também um dos grandes nomes presentes! O vencedor da La Vuelta a España 2023 deverá também ser protagonista, e terá uma corrida onde poderá conseguir um bom resultado final. Azarado no Giro d’Itália 2023, Tao Geoghegan Hart fará a sua estreia pela Lidl – Trek. Depois de uma lesão grave, não se espera que o britânico seja um candidato, já que esteve 9 meses fora da competição, mas será um nome a atrair muito público.

A Ineos Grenadiers volta a trazer um forte coletivo a Portugal. Com Geraint Thomas, Tom Pidcock e Filippo Ganna como maiores estrelas, serão uma formação em que os olhares mais estarão colocados. Thymen Arensman e Magnus Sheffield deverão ser gregários de luxo, esperando-se que seja, talvez, Pidcock a assumir as funções de líder da equipa.

António Morgado é a maior esperança dos portugueses para uma boa classificação geral! (Foto: João Fonseca Photographer)
António Morgado é a maior esperança dos portugueses para uma boa classificação geral! (Foto: João Fonseca Photographer)

Pela UAE Team Emirates, António Morgado é o nome que mais chama os portugueses! Sem João Almeida, que está fora devido a doença, o “Moustache Man” será a figura de cartaz da equipa. Para suportar as suas capacidades, uma excelente exibição na Figueira Champions Classic promete uma excelente corrida no Algarve. A seu lado estarão também Marc Hirschi e o jovem Isaac del Toro, dois fortes candidatos às primeiras posições.

A BORA – hansgrohe trará uma equipa liderada pelo vencedor de 2023, Daniel Martinez. Após vencer pela INEOS Grenadiers, Martinez mudou-se para a BORA, e terá a chance de defender o seu título. A seu lado estará um forte companheiro de equipa e compatriota, Sergio Higuita, que por norma também se dá muito bem nas estradas portuguesas.

Sprinters

Gerben Thijssen já venceu esta temporada no Trofeo Palma!

A nível de sprinters, o pelotão é este ano mais reduzido em elementos de destaque. Arnaud Demare (Arkea – B&B Hotels) é a maior figura, e talvez o maior candidato à classificação por pontos. Destaca-se também Gerben Thijssen (Intermarche – Wanty) como o maior adversário do francês. Ambos trazem comboios de grande qualidade e deverão ser as cores em evidência na frente do pelotão.

Jordi Meeus será também um dos nomes em evidência, mas a BORA – hansgrohe não trouxe ninguém para o ajudar. Casper van Uden (Team dsm-firmenich PostNL) e Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost) são os dois jovens a ter em atenção. Ambos têm um grande sprint, e poderão conquistar vitórias de etapa. A regularidade é um ponto forte de ambos, e com um forte início de época poderão surpreender os mais desatentos.

Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Edward Theuns (Lidl – Trek) e Marc Sarreau (Groupama – FDJ) são experientes, mas não se espera que façam melhor do que algum lugar no top5. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) terá também oportunidade para sprintar, e será o outsider deste grupo à procura das primeiras posições.

Contrarrelógio

Ao nível do contrarrelógio, Evenepoel e van Aert serão os dois mais fortes candidatos para o percurso deste ano. Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) são também dois grandes nomes da especialidade e dos grandes favoritos a vencer. Se Ganna já começou a temporada na Austrália, Kung dá o início num palco que conhece bem e onde já venceu por duas vezes. Ambos podem conquistar a vitória e serão também duas atrações para o público.

Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) será também um grande candidato às primeiras posições. O suíço fez uma boa Etoile de Besseges, e quererá fazer mais uma boa exibição, após um 2023 que não lhe correu bem. Sheffield, Thomas e Arensman deverão estar também entre os primeiros, numa grande armada da INEOS Grenadiers. Como outsiders às primeiras posições destacamos Rune Herregodts (Intermarché – Wanty) e Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike).

Portugueses

A nível de Portugueses nas equipas internacionais, além de Rui Oliveira e António Morgado, de quem já falamos, teremos também Rui Costa (EF Education – EasyPost). O Campeão do Mundo de 2013 já começou a temporada no Challenge Mallorca, mas falhou a Figueira Champions Classic por doença. Rui Costa deverá ser um dos líderes da equipa, mas tem uma tarefa difícil pela frente com o pelotão presente. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) era um dos grandes nomes também escalados, mas estará ausente, também por doença.

Afonso Eulálio será um dos nomes a ter em conta na Volta ao Algarve! (Foto: João Fonseca Photographer)
Afonso Eulálio será um dos nomes a ter em conta na Volta ao Algarve! (Foto: João Fonseca Photographer)

A nível das equipas portuguesas, podemos destacar três nomes importantes para a geral. Joaquim Silva (Efapel Cycling) é talvez o mais completo dos três. A força na montanha e no contrarrelógio, torna-o talvez o mais capaz de todos a um bom lugar na classificação geral. Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) e Frederico Figueiredo (Sabgal – Anicolor) Cycling Team) são também fortes a subir. Ambos poderão estar bem nas etapas 2 e 5, mas o contrarrelógio pode ser uma lacuna nas suas ambições.

Leangel Liñarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) para os finais ao sprint. O venezuelano tem sido dominador em Portugal e tem um comboio que pode ombrear, pelo menos, com as equipas Pro Tour. Santiago Mesa será também um nome a ter em conta, até pela mudança para a Efapel Cycling. Também Francisco Campos quererá mostrar resultados na sua segunda corrida pela AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense.

Nota ainda para Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista), um homem polivalente que poderá surpreender os mais desatentos.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na RTP1 e na Eurosport 2. Estes são os horários em que podes acompanhar em direto:

RTP1

Etapa 1: 14h50 – 17h00
Etapa 2: 14h50 – 17h00
Etapa 3: 14h50 – 17h00
Etapa 4: 14h15 – 16h00
Etapa 5: 14h15 – 16h00

Eurosport 2

Etapa 1: 15h00 – 16h45
Etapa 2: 15h00 – 16h45
Etapa 3: 15h15 – 16h45
Etapa 4: 14h20 – 16h00
Etapa 5: 14h20 – 16h00

Foto de Capa: João Fonseca Photographer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock