Problemas cardíacos põem fim à carreira de Sep Vanmarcke!

O belga Sep Vanmarcke anunciou que se vai retirar e acabar a sua carreira no ciclismo, após 14 anos como profissional. O ciclista de 34 anos afirmou que a sua decisão teve por base problemas cardíacos, quando foram detetadas pulsações mais altas do que o normal. Os exames que se seguiram revelaram a presença de uma cicatriz no coração, que pode provocar problemas no fluxo sanguíneo em esforços de intensidade elevada, pelo que o ciclista da Israel – Premier Tech não teve alternativa a não ser terminar a carreira.

Segundo a equipa, Sep Vanmarcke estava a treinar quando se aperceberam de que a sua pulsação estava mais alta que o normal, e rapidamente foi submetido a uma ressonância magnética, que trouxe o resultado descrito.

Nunca me atrevi a sonhar em fazer uma carreira como ciclista profissional, e acabei por viver esse sonho 14 anos.“, começa por dizer o ciclista belga “Eu gostava de ter corrido ao mais alto nível por mais alguns anos e conseguir mais grandes resultados com a Israel – Premier Tech nas maiores corridas. É muito triste e doloroso anunciar o fim da minha carreira desta forma. Ao mesmo tempo, sou grato pelos problemas com o meu coração terem sido descobertos a tempo“. No final da entrevista, Vanmarcke diz que ainda não sabe o que o futuro lhe reserva, sendo que “Toda a minha vida foi sobre ciclismo. O ciclismo será sempre a minha paixão”.

Questionado também sobre a retirada de Sep Vanmarcke, o dono da Israel – Premier Tech, Sylvain Adams, afirmou que “Ficamos todos chocados ao ouvir a notícia de que o Sep tinha um problema cardíaco que o impediria de correr novamente. Ao mesmo tempo, estamos aliviados que o problema tenha sido descoberto, já que a saúde e o bem-estar de Sep são a prioridade para todos.“, dizendo no final que não esperava que o final da carreira de Vanmarcke acabasse tão cedo. Já o gerente da equipa israelita, diz que “Quero agradecer ao Sep por tudo o que fez pela equipa. Somos incrivelmente gratos pela paixão e capacidades de liderança que ele demonstrou enquanto esteve connosco, e foi um prazer absoluto tê-lo visto correr com as cores da Israel – Premier Tech”.

Sep Vanmarcke deixa a modalidade com um bom currículo, tendo estado no seu melhor na maioria das clássicas, conseguindo um palmarés com vitórias na Bretagne Classic em 2019, na Omloop Het Nieuwsblad em 2012 (tendo estado outras três vezes no pódio), e ainda um segundo posto na Paris – Roubaix de 2013 (onde somou mais três top10), e o terceiro na Ronde van Vlaanderen em 2014 e 2016, somando 10 vitórias no total da sua carreira. Obrigado por tudo Sep!

Foto: SprintCycling

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock