Volta a Portugal Edição Especial contará com Senhora da Graça
Com inicio a 27 de setembro e fim a 5 de outubro, temos já uma certeza sobra a prova – a chegada ao Mitico Monte Farinha está garantido.
Foi no fim dos Campeonatos Nacionais de Estrada (ou de uma parte deles), que o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, e o da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, anunciaram que a etapa 2 da Edição Especial da Volta a Portugal terá partida em Paredes, local onde se disputaram as provas deste fim de semana, e terminará em Mondim de Basto.
“Depois do sucesso deste Campeonato Nacional de Fundo, é com orgulho que anunciamos que a segunda etapa da Volta a Portugal irá partir do concelho de Paredes. Será uma das etapas mais importantes da Volta, porque vai ligar Paredes à Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Paredes é uma terra de grandes campeões. Poderia citar muitos, mas fico-me por dois, Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa. Mas é sobretudo especial por ser um concelho em que as pessoas têm um amor verdadeiro pelo ciclismo. Partir daqui para a Senhora da Graça, que é um ícone da Volta a Portugal, é uma etapa feliz, vai ser bonita e marcante.”
“As restantes etapas estão em fase bastante avançada de preparação, mas é preciso aguardar os procedimentos de aprovação dos municípios, que tiveram muito boa receção. Esperamos poder fazer o anúncio oficial do percurso da Volta a Portugal Edição Especial 2020 até ao fim do mês.”
“As primeiras provas em pelotão desde o confinamento. Esteve muito público, mas distribuído de forma ordeira e organizada. Motiva-nos para acreditar que é possível fazer o ciclismo acontecer. Obrigado a Paredes por receber a Volta a Portugal e por estes excelentes Campeonatos Nacionais”
Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa
Também o Presidente da Câmara de Paredes olha com bons olhos para o regresso da competição da modalidade e fez um balanço dos campeonatos Nacionais.
“Dou os parabéns à Federação Portuguesa de Ciclismo por esta excelente prova, que estava ‘cozinhada’ desde o ano passado. Foi uma corrida com caraterísticas diferentes do habitual. Apesar disso, Paredes é uma terra de ciclismo e, em todo o percurso, havia muitas pessoas na berma, respeitando as normas sanitárias””ter muita satisfação por contribuir para a grande festa que é a Volta a Portugal, uma tradição muito antiga, talvez o evento desportivo mais caraterístico de Portugal. Será uma forma de criar mais emoções nas pessoas. Além disso, o ciclismo promove a dinamização da economia local. Todas as pessoas que nos visitaram neste fim de semana almoçaram e lancharam por cá. Como sabemos, a economia passou muito mal, sobretudo o comércio e a restauração, que tiveram de fechar. Todas as oportunidades que tenhamos para dar um passo em frente e readquirir confiança são muito bem vindas.”
Comentou Alenxadre Almeida, Presidente da Câmara de Paredes