Aviludo – Louletano – Loulé Concelho faz trocas desde o seu plantel ao próprio diretor desportivo!

A equipa da Aviludo – Louletano – Loulé Concelho vai seguir para mais uma temporada no escalão continental. Em 2022 fizeram uma temporada regular, onde fizeram uma boa preparação e uma boa Volta a Portugal, fazendo 4º na geral do GP Douro Internacional e 8º na Volta a Portugal, com o espanhol Jesus del Pino. Vicente de Mateos voltou a falhar na Grandíssima, mas não deixa de fazer uma boa temporada!

A equipa confirmou os seus 9 corredores para a temporada de 2023. Saíram 3, entraram 2 e renovaram com 7. Renovaram Tomas Contte, Nahuel d’Áquila, Jesus del Pino, Vicente Garcia de Mateos, Nuno Meireles, Carlos Oyarzun e Rui Rodrigues. Saíram Márcio Peralta, André Evangelista e o veterano José Mendes. Entraram Daniel Viegas e César Martingil. O que mais deu que falar foi quem iria substituir Jorge Piedade no controlo da equipa algarvia. Depois de algum tempo em negociações, confirmou-se Américo Silva como o novo Diretor Desportivo. Agora iremos analisar o plantel.

Falemos primeiro do argentino Tomas Contte. Tem 24 anos e vai para a sua 3ª época na equipa portuguesa. É um bom sprinter. Venceu por 3 vezes e acabou 8 vezes no Top10. As suas 3 vitórias foram no GP Jornal de Notícias, na 4ª, 5ª e 7ª etapas, finalizando em 2º nos pontos. Destaque ainda para o 2º lugar na Prova de Abertura e um 7º lugar ao sprint na 2ª etapa da Volta ao Alentejo.

Nahuel d’Áquila vai para a sua 2ª temporada na equipa. Tem 24 anos e tem uma boa ponta final, provando isso ao vencer a 6ª etapa do GP Jornal de Notícias. De resto, não teve resultados de grande destaque, dedicando-se a maior parte do tempo ao trabalho para os seus líderes.

Jesus del Pino liderou bem e levou a equipa a bom porto durante esta temporada! O espanhol de 32 anos destaca-se na alta montanha, onde fez uma temporada boa. Desde o GP “O Jogo” à Grandíssima, usou sempre a sua especialidade para fazer bons resultados. Mesmo não vencendo, destacamos o 10º lugar na geral do GP O Jogo, o 14º posto na geral da Vuelta as Astúrias (relembramos que participaram equipas WorldTour, numa prova vencida por Simon Yates), 20º no GP Torres Vedras, 4º no GP Douro Internacional e 8º lugar na geral da Volta a Portugal, superando finalmente anos de quedas e azares que não o deixaram demonstrar o seu máximo potencial.

Vicente Garcia de Mateos regressou esta temporada a uma casa que bem conhecia. O espanhol de 34 anos fez uma boa temporada, mas mais uma vez a Volta a Portugal não lhe correu como esperado. Não venceu, mas esteve na luta por bons resultados, tais como o 19º posto na geral da Volta ao Algarve, o 4º lugar na Clássica da Arrábida, o 6º lugar na Clássica Aldeias do Xisto, a 18ª posição na geral do GP Torres Vedras e o 12º lugar na geral do GP Jornal de Notícias.

Nuno Meireles é um dos gregários da equipa de Loulé. O português de 31 anos empenhou-se mais a trabalhar para a equipa, e só conseguiu ver o top10 por 2 vezes na temporada, fazendo 7º na 3ª etapa do GP Jornal de Notícias e na Volta a Albergaria. É também notório o seu 12º lugar na Clássica Ribeiro da Silva, fazendo 13º e 17º na 1ª e 2ª etapa, respetivamente.

O chileno Carlos Oyarzun vai para a sua 3ª época na equipa do Louletano. Tem 41 anos e faz bons contrarrelógios, para além de subir relativamente bem. Também não venceu em 2022, mas fez bons resultados, como o 15º lugar na Clássica de Viana do Castelo, o 8º lugar na geral do GP Abimota, o 15º posto na geral do GP Douro Internacional e o 11º lugar na geral do GP Jornal de Notícias. Sendo bom no crono, podemos destacar o 22º posto no prólogo da Volta e o 11º no crono final.

Rui Rodrigues, de 30 anos, foi outro atleta que esteve muito ao serviço dos seus líderes. Esta temporada começou por não acabar muitas das provas, mas foi melhorando, fazendo uma boa preparação para a Grandíssima, assim como uma boa Volta.

César Martingil deixa a formação da Rádio Popular para ingressar na Aviludo Louletano – Loulé Concelho! (Foto: Volta ao Algarve)

Olhando aos reforços, César Martingil tem 27 anos e veio da Rádio Popular – Paredes – Boavista. É um sprinter. Na sua especialidade, fez uma temporada bastante regular começando logo com um 3º lugar na Prova de Abertura. Para além dessa prova, terminou mais 7 vezes no otp10. Destacam-se o 7º e o 4º lugar nas etapas 1 e 3 da Volta ao Alentejo, o 12º lugar na 1ª etapa d’O Gran Camiño, os 3 top10 ao sprint na Volta a Portugal, tendo sido 8º na 1ª etapa e 9º na 6ª e 7ª etapas e o 7º lugar no Circuito de São Bernardo.

Daniel Viegas sai da EOLO – Kometa e vai correr pela 1ª vez numa equipa portuguesa como profissional!

O outro reforço da equipa é Daniel Viegas. Tem 24 anos e veio da equipa Pro Continental Eolo – Kometa Cycling Team. É bom no contrarrelógio. Devido à sua presença em fugas ou no trabalho para com os seus colegas de equipa, não obteve resultados de destaque, mas veremos o que ele conseguirá dar à equipa algarvia!

Fotos: UVP-FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock