Melhores do Ano #41 – Formação em progressão!

Nos juniores masculinos tivemos bastantes destaques ao longo da temporada, em diversas vertentes, e a qualidade do nosso pelotão no escalão parece vir progressivamente a aumentar! Para Júnior Português do Ano temos então nomeados João Paulo Silva, Fábio Fernandes, Gonçalo Bandeira e João Cruz, e vais poder já de seguida relembrar as temporadas de cada um!

Começando por João Paulo Silva, o ciclista da Bairrada cumpriu um dos seus grandes objetivos do ano, e conquistou o título nacional de fundo, em Castelo Branco, chegando em solitário à meta, após um grande trabalho dos seus colegas de equipa em seu favor. Antes disso, havia também ganho o GP Barroselas, e sido terceiro no Troféu Cidade de Fafe, ainda antes do confinamento. Nos Nacionais de Contrarrelógio e Rampa foi 10º, e ainda foi o melhor português na Vuelta al Besaya, prova para a qual a Bairrada foi convidada, terminando na 18ª posição na geral final.

Fábio Fernandes assumiu-se ainda mais em 2020 como o futuro nacional no que à especialidade do contrarrelógio diz respeito. O ciclista da Efapel venceu os Nacionais contra o cronómetro por 48s, uma vantagem enorme, ainda mais num escalão de formação, e venceu também o Nacional de Rampa em grande estilo. Foi 9º na Abertura da época no Troféu Cidade de Fafe, e ainda esteve presente nos Europeus de Fundo em Plouay, prova que não veio a terminar devido a problemas mecânicos. No mesmo sentido seguiram os Nacionais de fundo, apenas com a diferença de que o abandono se deveu a uma queda que o afetou no pulso direito. Ainda assim, apesar de todos os azares, os resultados e as vitórias deram nas vistas aos responsáveis da equipa principal da Efapel que vão contar com o jovem ciclista para 2021 no seu primeiro ano de sub-23.

João Cruz entrou muito bem na temporada, tendo vencido desde logo o XCO de Vila Franca, ainda antes do confinamento com uma bela corrida! No regresso, foi quarto classificado nos Nacionais de XCE, numa final em que não teve a melhor das sortes, e pouco depois venceu a segunda prova da Taça de Portugal de XCO em Guimarães. Para terminar, voltou a estar forte nos Nacionais, tendo se sagrado Campeão Nacional de XCO em juniores, no seu primeiro ano na categoria.

Gonçalo Bandeira foi um dos grandes destaques na especialidade de downhill, tendo vencido a primeira prova da Taça de Portugal em S. Brás de Alportel, com o melhor tempo entre juniores e elites! Pouco depois sagrou-se Campeão Nacional em Juniores e Elites no mesmo fim de semana, com um tempo canhão a dar-lhe a vitória em Guimarães! Na primeira prova da Taça do Mundo no Lousapark venceu a qualificação em juniores, mas o azar acabou por aparecer na manga final, tendo sido apenas 16º devido a um furo, quando era o mais rápido à entrada para o último split da prova. Dois dias depois voltou a vencer a manga de qualificação, e conquistou o 2º lugar com o qual terminou a temporada em grande!

Com os dados lançados, chega a tua vez de decidir! Qual deles foi o Júnior Português de 2020?

O período de votação terminou!

Júnior Português do Ano
864 votos

Podes votar também na Cadete Portuguesa do Ano de 2020 no link abaixo!

One thought on “Melhores do Ano #41 – Formação em progressão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock