Melhores do Ano #25 – Uma bela fornada de juniores na estrada!

Com apenas 5 corridas disputadas em solo nacional, os juniores masculinos tiveram também uma temporada muito curta na estrada, devido ao covid-19, mas não foi por isso que deixaram de ter um ano muito disputado, com 3 vencedores diferentes ao longo destes dias de corrida. Para júnior do ano na estrada os nomeados do Ciclismo Mundial são João Paulo Silva da Bairrada, Fábio Fernandes da Efapel, Lucas Lopes do CDC Navais, e João Ferreira da Academia Joaquim Agostinho.

Começando por João Paulo Silva, o ciclista da Bairrada cumpriu um dos seus grandes objetivos do ano, e conquistou o título nacional de fundo, em Castelo Branco, chegando em solitário à meta, após um grande trabalho dos seus colegas de equipa em seu favor. Antes disso, havia também ganho o GP Barroselas, e sido terceiro no Troféu Cidade de Fafe, ainda antes do confinamento. Nos Nacionais de Contrarrelógio e Rampa foi 10º, e ainda foi o melhor português na Vuelta al Besaya, prova para a qual a Bairrada foi convidada, terminando na 18ª posição na geral final.

Fábio Fernandes assumiu-se ainda mais em 2020 como o futuro nacional no que à especialidade do contrarrelógio diz respeito. O ciclista da Efapel venceu os Nacionais contra o cronómetro por 48s, uma vantagem enorme, ainda mais num escalão de formação, e venceu também o Nacional de Rampa em grande estilo. Foi 9º na Abertura da época no Troféu Cidade de Fafe, e ainda esteve presente nos Europeus de Fundo em Plouay, prova que não veio a terminar devido a problemas mecânicos. No mesmo sentido seguiram os Nacionais de fundo, apenas com a diferença de que o abandono se deveu a uma queda que o afetou no pulso direito. Ainda assim, apesar de todos os azares, os resultados e as vitórias deram nas vistas aos responsáveis da equipa principal da Efapel que vão contar com o jovem ciclista para 2021 no seu primeiro ano de sub-23.

Lucas Lopes foi um dos ciclistas mais regulares da temporada, e mesmo não tendo vencido andou muitas vezes lá perto, tendo sido segundo no Trofeu Cidade de Fafe, e nos Nacionais de Contrarrelógio, onde conquistaria a prata apenas atrás de um super Fábio Fernandes que dizimou a concorrência. Os Nacionais de Rampa deram-lhe um sexto lugar, a apenas 3s do pódio, e os Nacionais de fundo um 11º, numa prova que até nem era muito ao encontro das suas características.

João Ferreira foi outros dos destaques da temporada, tendo mesmo entrado com o pé direito e a vitória no Troféu Cidade de Fafe! No dia seguinte viria a ser quinto no GP Barroselas, ainda assim com uma excelente prestação. Os Europeus não lhe correram de feição, tendo sido forçado a abandonar, seguindo depois para os Nacionais, onde viria a fechar em 7º quer a prova de contrarrelógio, quer a prova de fundo, para a qual era um dos principais favoritos atendendo ao perfil da mesma.

Os dados estão lançados, e a decisão agora é tua! Quem foi o júnior do ano na vertente de estrada em 2020?

O período de votação terminou!

Ciclista Português do Ano na Estrada Júnior
1280 votos

Podes votar também na ciclista do ano na vertente de estrada no link abaixo!

6 thoughts on “Melhores do Ano #25 – Uma bela fornada de juniores na estrada!

  1. Voto em consciência no ateleta João Paulo Silva, pela excelente performance e acima de tudo por ter ultrapassado os desafios com muita humildade e garra.
    É um exemplo de superação e de ateleta ao mais alto nível.
    Para mim é um Campeão de verdade pelo seu caráter, companheirismo e profissionalismo.
    Sou um fã do ciclismo e dá gosto ver um atleta como o João Paulo Silva.
    Parabéns Campeão e Parabéns a equipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock